R$ 600 bilhões na mira: União Europeia se arma contra tarifas de Trump

união europeia tarifas

Os países da União Europeia autorizaram nesta quinta-feira (24) a preparação de possíveis tarifas retaliatórias sobre até 93 bilhões de euros (cerca de R$ 600 bilhões) em produtos importados dos Estados Unidos. As contramedidas só serão aplicadas caso não haja avanço nas negociações comerciais com Washington, segundo diplomatas europeus.

A Comissão Europeia afirmou que ainda busca um entendimento com o governo norte-americano para evitar as tarifas de 30% anunciadas pelo presidente Donald Trump a partir de 1º de agosto. Paralelamente, o bloco consolidou duas propostas de tarifas (de 21 e 72 bilhões de euros) em uma lista única, que foi aprovada pelos 27 países-membros. Nenhuma medida entrará em vigor antes de 7 de agosto.

Segundo diplomatas, a UE e os EUA estariam perto de um possível acordo que incluiria uma tarifa de 15% sobre produtos europeus, semelhante ao tratado assinado entre os EUA e o Japão. Setores como automóveis e produtos farmacêuticos seriam afetados, enquanto áreas como aviação, madeira, medicamentos e alimentos poderiam ficar isentas. Por outro lado, os EUA não indicaram disposição para reduzir a tarifa de 50% sobre o aço.

SAIBA MAIS: Para não perder nenhuma notícia do mercado e estar atualizado em tempo real, clique aqui e faça parte da Nomos+, a plataforma feita de investidores para investidores.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.