As bolsas europeias mostraram recuperação nesta sexta-feira (30) após o baixo desempenho de ontem. Em solo britânico, o Produto Interno Bruto (PIB) foi recalculado e a atenção permaneceu nas políticas fiscais do governo. Além disso, investidores analisam indicadores da Zona do Euro.
De acordo com dados preliminares divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) para a Zona do Euro foi de 10% em setembro, acima do recorde anterior de 9,1% em agosto e refletindo a contínua pressão do aumento dos preços da energia em meio à guerra na Ucrânia.
Já a taxa de desemprego da Zona do Euro ficou em 6,6% em agosto, mesmo percentual de julho. O resultado veio em linha com a expectativa dos analistas.
Segundo dados da Oxford Economics, um aumento de 0,75 ponto percentual nas taxas de juros pelo BCE no próximo mês é “selado” pela alta inflação no bloco econômico. Sem descartar mais aperto, a Capital Economics concorda que isso pode ser o resultado da próxima reunião de política monetária, “apesar das perspectivas de uma recessão mais profunda”.
🇩🇪 DAX +1,16%
🇫🇷 CAC +1,51%
🇬🇧 FTSE +0,18%