O que acontece durante uma paralisação do governo americano?

Se o Congresso não conseguir chegar a um acordo para financiar o governo, muitos serviços essenciais do governo continuarão funcionando. FOTO: JULIA NIKHINSON/ZUMA PRESS

Os cheques da Previdência Social seriam emitidos, mas nenhum dos cerca de 4,5 milhões de funcionários federais seria pago durante uma paralisação

O Congresso americano está ficando sem tempo para aprovar uma nova política de gastos. Se os republicanos e os democratas não chegarem a um acordo antes de 1º de outubro, grande parte do governo federal terá de fechar as portas.

Veja por que isso pode acontecer – e o que isso significaria para os EUA.

Por que o governo americano pode ser fechado?

O Congresso precisa aprovar uma nova legislação para financiar o governo a cada ano fiscal. Democratas e republicanos não têm um acordo para um pacote de gastos para o ano inteiro, portanto, o presidente da Câmara, Kevin McCarthy (R., Califórnia), propôs uma extensão de curto prazo até outubro para dar mais tempo para as negociações.

Mas um pequeno grupo de republicanos da Câmara bloqueou essa proposta. Eles se opuseram a um projeto de lei provisório, buscando cortes profundos nos gastos e limites na ajuda à Ucrânia, entre outras exigências. McCarthy pode perder apenas quatro votos republicanos para aprovar a legislação sem ter que contar com o apoio dos democratas. Pedir ao outro partido que o ajude a aprovar a legislação pode ameaçar sua posição de orador.

Como os republicanos da Câmara enfrentam divisões internas tão profundas, muitos em Washington esperam que os legisladores não cumpram o prazo para manter o governo aberto no próximo fim de semana.

Pessoas que pretendem viajar podem sofrer lentidão ou interrupções no caso de uma paralisação do governo. [Foto: Scott Olson/Getty Images]

O que acontece então?

Sem financiamento do Congresso, o chefe do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca enviaria uma diretriz para todo o governo federal: Comecem a fechar as portas.

Membros uniformizados das forças armadas e policiais permaneceriam no trabalho, segundo a Casa Branca. Em alguns órgãos, como o Departamento de Segurança Interna, muitos funcionários provavelmente continuariam a se apresentar ao trabalho, enquanto a maioria dos funcionários do Departamento de Comércio, por exemplo, seria instruída a ir para casa, de acordo com os planos de paralisação que os órgãos divulgaram no passado.

No entanto, esses planos podem mudar e a Casa Branca tem um poder discricionário relativamente amplo para chamar as pessoas para o trabalho ou mandá-las para casa.

Independentemente de estarem trabalhando ou em licença, nenhuma das cerca de 4,5 milhões de pessoas na folha de pagamento federal é paga durante uma paralisação. De acordo com uma lei aprovada em 2019, elas recebem o pagamento retroativo de qualquer salário perdido assim que o governo for reaberto.

O que isso significa para os cidadões americanos?

A princípio, muitos americanos talvez não notem muita diferença. Muitos serviços essenciais do governo continuam durante as paralisações. Os pagamentos da dívida do Tesouro seriam feitos. Os cheques da Previdência Social serão entregues. O mesmo acontece com o correio.

Outras operações rotineiras do governo – como a inspeção de alguns alimentos ou a aprovação de empréstimos para pequenas empresas – podem parar temporariamente.

E quanto a viagens?

A viagem não seria interrompida, mas poderia enfrentar atrasos ou interrupções.

Durante uma paralisação do governo em 2019, muitos funcionários da Administração de Segurança dos Transportes pararam de comparecer ao trabalho depois de não receberem seus salários. Isso gerou esperas mais longas nos aeroportos de todo o país. Quando um punhado de controladores de tráfego aéreo ficou de licença médica em determinadas instalações, isso criou um gargalo no tráfego aéreo. A paralisação terminou logo em seguida.

Rich Santa, presidente do sindicato dos controladores, alertou que mesmo uma breve paralisação poderia atrasar significativamente os esforços para treinar novos controladores e aumentar os níveis de pessoal.

A maioria dos funcionários da U.S. Customs and Border Protection (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA), que libera a entrada de pessoas nos EUA, ainda deveria estar trabalhando, de acordo com um plano de paralisação que a agência divulgou em 2022.

Os parques nacionais podem ser afetados por uma paralisação do governo. [Foto: Daniel Slim/Agence France-Presse/Getty Images]

Como isso poderia afetar a economia americana?

Os gastos do governo representam cerca de um quarto do produto interno bruto dos EUA, portanto, uma desaceleração repentina nesses gastos pode ter consequências econômicas tangíveis, principalmente se ela se prolongar por várias semanas.

Os analistas do Goldman Sachs esperam que uma paralisação reduza 0,2 ponto percentual do crescimento anualizado do PIB a cada semana. Após uma paralisação parcial de cinco semanas em 2019, o Congressional Budget Office estimou que cerca de US$ 11 bilhões em atividade econômica foram perdidos, dizendo que US$ 3 bilhões desse valor não seriam recuperados. Naquele ano, algumas agências já haviam obtido financiamento e não precisaram fazer uma pausa.

Uma paralisação este ano poderia causar uma perda maior, pois se aplicaria a mais órgãos federais. A economia já está enfrentando incertezas neste outono com as altas taxas de juros, a greve dos trabalhadores da indústria automobilística e a retomada dos pagamentos de empréstimos federais para estudantes.

Os trabalhadores federais e terceirizados podem enfrentar as consequências mais graves. Em 2019, alguns funcionários públicos tiveram problemas para pagar suas contas. As empresas que contratam o governo federal perderam faturas ou foram excluídas dos prédios do governo. Ao contrário dos funcionários federais, os prestadores de serviços não têm garantia de pagamento de salários atrasados por falta de trabalho durante uma paralisação.

Se uma paralisação se arrastar por tempo suficiente, pode ser complicado descobrir seu impacto na economia, pois os órgãos que publicam os dados não os coletariam ou divulgariam enquanto o governo estivesse fechado.

(The Wall Street Journal; Título original: What Happens During a Government Shutdown?)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?