Agora você pode investir nos direitos musicais de Shrek

im-861117

A plataforma Public oferece aos investidores comuns uma fatia do catálogo de “Shrek” com pagamentos trimestrais

Investidores comuns poderão, em breve, possuir uma parte dos royalties musicais de “Shrek” junto de suas ações e fundos de índice.

A partir de quinta-feira (05), os clientes da plataforma de investimento Public poderão adquirir uma fatia dos direitos da trilha sonora da franquia de filmes “Shrek” e receber pagamentos trimestrais. 

Embora os pagamentos de royalties variem dependendo do consumo de conteúdo, os direitos de composição de “Shrek” geraram um rendimento anualizado de dividendos acima de 8% em 2022 e 2021, segundo a Public.

O catálogo de 768 faixas gera dinheiro toda vez que os filmes de “Shrek” são transmitidos ou exibidos na televisão e quando a música é reproduzida em um brinquedo de parque temático. 

(Isso não inclui músicas das trilhas sonoras dos filmes, como “All Star” do Smash Mouth ou “Hallelujah” do Rufus Wainwright.)

A incursão da Public no investimento em royalties musicais é o mais recente esforço entre empresas financeiras para oferecer aos investidores comuns acesso a ativos alternativos, desde arte de primeira linha até capital de risco, que tradicionalmente eram limitados a instituições e aos ultrarricos.

“A maioria das pessoas não pode sair e comprar um interesse em royalties de um milhão de dólares”, disse Keith Marshall, gerente geral de alternativas da Public.

O catálogo de “Shrek” gera dinheiro toda vez que os filmes de ‘Shrek’ são transmitidos ou exibidos na televisão e quando a música é reproduzida em um brinquedo de parque temático. [Foto: Zack Wittman/Bloomberg News].

Os clientes poderão comprar ações de uma entidade que possui uma parte do catálogo de pontuação de “Shrek”. A Public está conduzindo uma oferta inicial de 88.970 ações por US$ 10 cada. 

A entidade comprou uma parte dos direitos musicais de “Shrek” de um investidor que comprou na Royalty Exchange, um mercado para compra e venda de royalties musicais. O compositor Harry Gregson-Williams vendeu seus direitos.

A Public planeja oferecer um mercado secundário para os usuários comprarem e venderem ações. A liquidez dependerá da demanda dos clientes, portanto, não está claro o quão facilmente os investidores poderão converter suas ações de “Shrek” em dinheiro.

A plataforma pretende adicionar mais títulos de direitos musicais para os clientes após o lançamento com “Shrek”.

Embora investir em royalties não seja novo, o dinheiro que entra nos catálogos musicais até agora vem principalmente de grandes concorrentes como empresas de private equity e instituições como hedge funds. 

A Public diz que está entre as primeiras empresas a oferecer investimentos fracionados em royalties musicais voltados para pequenos investidores. Outras novas startups, como a JKBX, também estão procurando tornar as participações em royalties musicais disponíveis para investidores individuais e fãs de música.

Leif Abraham, co-fundador e co-CEO da Public. [Foto: dpa/picture alliance via Getty Images].
O mercado de royalties musicais expandiu-se à medida que o streaming explodiu. A receita de música gravada nos EUA cresceu em 2022 pelo sétimo ano consecutivo, aumentando 6%, para um recorde de US$ 15,9 bilhões, segundo a Recording Industry Association of America. 

O streaming representou 84% dessa receita.

Os royalties musicais tendem a estar menos alinhados com outros mercados financeiros e produzem renda estável mesmo quando a economia em geral está instável, de acordo com a Public. 

A empresa vê os royalties musicais como uma forma para os clientes diversificarem sua carteira e reduzirem a correlação com outros ativos, como ações e títulos.

Mas os pagamentos dos direitos musicais não são tão atrativos no atual ambiente de alto rendimento, quando os investidores podem obter retornos garantidos de 5% em instrumentos semelhantes e relativamente sem risco.

As ações do Hipgnosis Songs Fund, um veículo de investimento listado em Londres que detém os direitos de dezenas de milhares de músicas escritas por artistas como Shakira e Red Hot Chili Peppers, caíram 7,4% neste ano e estão cerca de 38% abaixo do recorde de 2021.

A renda dos royalties também pode diminuir à medida que as músicas perdem popularidade.

É por isso que a Public diz que decidiu lançar com o catálogo de música “Shrek”, citando seu histórico de pagamentos generosos mesmo anos após o lançamento dos filmes.

“Com as taxas de volta, o investidor de varejo foi reeducado na ideia de obter um retorno constante em dinheiro”, disse Leif Abraham, co-fundador e co-CEO da Public. “Achamos esses ativos alternativos que produzem fluxo de caixa super interessantes”.

A Public está recebendo uma comissão de 2,4% do dinheiro arrecadado na oferta inicial do veículo de investimento “Shrek”. 

Para cada pagamento subsequente de royalties, a Royalty Exchange cobra uma taxa de 5% pelos serviços, como coletar a receita da empresa de gerenciamento de direitos musicais e distribuir os fundos. Uma afiliada da Public então recebe uma comissão de 5% do pagamento restante por serviços adicionais, como contabilidade e trabalho fiscal.

Lançada em 2019, a Public tem cerca de três milhões de clientes. A plataforma oferece ações, fundos negociados em bolsa, Treasuries, criptomoedas e investimentos fracionados em outros ativos alternativos, como arte e tênis colecionáveis.

(Com The Wall Street Journal; Título original: You Can Now Invest in ‘Shrek’ Music)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.