Na briga entre bancões e digitais, onde ficam Inter [INBR32] e Nubank [ROXO34]?

banco-inter-ou-nubank

Apesar dos bancos tradicionais ainda dominarem o mercado, 54% de brasileiros já utilizam algum banco digital como sua principal instituição financeira, de acordo com dados de um estudo da Bain & Company em parceria com a Dynata divulgado em junho.

Já quando se trata de investimentos, “bancões” como Itaú [ITUB4], Bradesco [BBDC4], Banco do Brasil [BBAS3] e Santander [BCSA34] costumam ser mais comuns, mas de acordo com o economista Vinícius Moura, vale muito a pena ampliar a carteira e ter ações tanto em tradicionais quanto em digitais.

Ele diz que apesar de serem do mesmo setor, comparar os dois tipos de banco pode ser um equívoco, visto que as modalidades possuem propostas de retorno diferentes, com os tradicionais apostando em um segmento de valor e entrega mais rápida de resultado, enquanto os digitais apostam em um segmento de growth, ou crescimento, a longo prazo.

“Além disso, como bancos digitais são menos consolidados e mais alavancados, que precisam de recurso para entregar retorno, eles costumam ser oportunidades que têm o preço sobre o valor patrimonial muito mais elevado do que os bancos tradicionais”, explica.

Estrelas do digital 

Vinicius destaca Nubank [ROXO34] e Inter [INBR32] como as duas principais ações em bancos digitais brasileiros. Entretanto, Ele afirma que a diferença entre as duas é que o ativo de Nubank é muito mais caro que o Inter, visto que o roxinho é negociado a 8x o valor patrimonial, enquanto o laranjinha fica a 1.6x

Outra diferença entre os dois é que enquanto Inter nasceu como banco, Nubank ainda é um “arranjo de pagamento” e não sofre com todas as regulações exigidas de uma instituição financeira, tendo uma menor necessidade de capital, de acordo com Carlos Daltozo, head de Equities da Eleven Financial, que frisa este como um “grande ponto” a favor do roxinho.

Daltozo relata que a grande crítica do mercado com ambos os bancos é que, apesar do crescimento muito forte na base de correntistas e receitas, as despesas cresciam numa mesma velocidade, mas que Nubank têm mostrado alavancagem operacional nos últimos trimestres e entregado bons resultados, enquanto Inter começou a reduzir estrutura, demitir funcionários e segurar as despesas há pouco tempo. 

“Na nossa visão, entre os digitais, a melhor opção ainda é o Nubank, porque ele está num estágio à frente do Inter e, para um banco digital que deveria ter uma estrutura leve, entregando resultado, a rentabilidade, o retorno sobre o patrimônio líquido de Inter deveria ser maior”, afirma. 

Ele complementa que, apesar de certa evolução do Inter no retorno sobre patrimônio (ROE), o número ainda é baixo, não só para um banco digital, como também para bancos tradicionais, visto que até o próprio ABC Brasil [ABCB4], que concede empréstimos para grandes empresas, entrega ROE de 12%.

Vinicius Moura, por outro lado, indica INBR32, pois o banco tem um espaço maior de crescimento, além de ter múltiplo mais barato que ROXO34. 

“A mudança de perspectiva nos números da companhia e o resultado que ela vem entregando nos últimos trimestres deixa Inter como uma opção mais interessante”, conclui.

Brasileiros, mas negociados em Nova York

Em termos práticos, não faz muita diferença Inter e Nubank não estarem listados no Brasil. De acordo com Daltozo, o investidor precisa apenas tomar cuidado com os juros brasileiros, que são mais elevados, e podem afetar o custo de captação. 

Ele diz que, para driblar este fato, o que os bancos têm feito são carteiras de crédito com uma duration pequena e vencimento próximo de 10, 15 e 20 anos, que o mercado americano já está acostumado. 

Na verdade, prossegue o head de equities da Eleven, o que acontece é que o Brasil sempre esteve na vanguarda em termos de tecnologia bancária, o que traz uma vantagem competitiva para as instituições brasileiras. 

“Nubank inclusive está indo explorar Colômbia, Chile e outros lugares por conta de ter esse know-how tecnológico que foi desenvolvido aqui no Brasil”, conclui.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?