Tentado pelo mercado crescente do Japão? Seja como Warren Buffett

buffett

Investidores americanos que evitaram os impactos do enfraquecimento do iene se saíram muito melhor.

Warren Buffett disse uma vez que se concentrou apenas nas coisas que são importantes e conhecidas. As flutuações cambiais não estão entre elas — podem ser importantes, mas não são conhecíveis. Ele fez uma fortuna recentemente investindo no Japão, e os investidores que seguiram seu exemplo também — uma lição em diversificação.

As ações japonesas estão em alta: nos últimos cinco anos, o Índice MSCI Japão, medido em ienes, saltou 87%, superando até mesmo o poderoso S&P 500. No entanto, se os investidores dos EUA tivessem simplesmente entrado no maior fundo de investimento focado no Japão, teriam ganho muito menos. O iShares MSCI Japão ETF gerou apenas um retorno total de 36% nos últimos cinco anos, já que o iene perdeu um terço de seu valor em relação ao dólar nesse período.

Desempenho do iShares ETF iShares MSCI Japan (em laranja) e do iShares Currency Hedged MSCI Japan ETF (em verde). [Fonte: WSJ/FactSet]
Para Buffett, que divulgou seus investimentos japoneses em agosto de 2020, seus riscos cambiais foram protegidos ao tomar empréstimos em ienes a taxas baixas. Mais recentemente, a Berkshire Hathaway, o portfólio de investimentos de Buffett, emitiu o equivalente a US$ 1,6 bilhão em títulos denominados em ienes em abril, com taxas de juros variando de 0,97% a 2,5%.

Os preços das ações das cinco casas de comércio japonesas que a Berkshire possui quase quadruplicaram em média desde agosto de 2020. Elas aumentaram apenas 150% em termos de dólares — ainda respeitável, mas substancialmente menos.

Claro, as movimentações cambiais não ocorrem no vácuo — elas podem ser boas ou más para um gigante exportador como o Japão. Mas a sabedoria convencional de que um iene mais fraco ajuda nas ações japonesas também foi desmentida ultimamente.

O índice Topix subiu apenas 1,5% no último trimestre, mesmo que o iene tenha se desvalorizado 6% em relação ao dólar, atingindo a mínima em mais de três décadas. Mesmo as ações de exportadoras como a Toyota, que deveriam se beneficiar de um iene mais fraco, caíram no último trimestre.

A rápida queda no iene poderia reacender a inflação, prejudicando o crescimento dos salários reais e do consumo. Também poderia forçar o Banco do Japão (BoJ) a aumentar as taxas de juros mais cedo do que o planejado.

Assim como para os investidores em muitas outras áreas, o futuro de curto prazo do iene depende do Federal Reserve. A diferença de taxas de juros entre os Estados Unidos e o Japão tem sido um fator significativo que o levou a cair. Embora o Japão tenha começado a aumentar as taxas de juros lentamente, cortes de taxas mais lentos do que o esperado do outro lado do Pacífico minaram as esperanças de um iene mais forte.

Investidores individuais não podem copiar Buffett ao pegar emprestado em ienes japoneses, mas podem permitir que os ETFs façam a proteção para eles. O ETF japonês com hedge de moeda da iShares obteve um ganho de 31% no ano passado, em comparação com 12% da versão não protegida. Os fatores que atraíram estrangeiros experientes como Buffett — melhoria da governança corporativa e retorno para os acionistas — podem continuar agindo como um vento a favor para as ações japonesas.

 

(Com The Wall Street Journal; Título original: Tempted by Japan’s Booming Market? Be Like Warren Buffett; tradução feita com auxílio de IA)

 

Patrocinado pela Nomos Investimentos

O ETF de Japão é uma recomendação do diretor de investimentos da Nomos, Beto Saadia, desde o início de 2024. No relatório de recomendações para o segundo semestre do ano, ele reiterou a perspectiva favorável para o mercado japonês, assim como trouxe outras indicações junto ao time de especialistas da casa. Clique aqui e veja o portfólio completo!

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?