A importância de conhecer os ciclos de mercado

juliana-kozoski-eCtIu_ivALk-unsplash

Estudar sobre os mercados lhe rende dividendos para toda a vida. Conhecimento é a chave que abre as portas. A última pesquisa da ABECIP e da Fipe apontam que os preços dos imóveis subiram acima da inflação de 2022.

No final de 2021, comecei a procurar um imóvel para comprar na cidade de Blumenau (SC). Com efeito da pandemia ainda presente, os preços das casas haviam disparado. Os apartamentos novos refletiam os preços do aumento das commodities. Porém o preço dos apartamento já prontos e próximos a instituições de ensino (fechadas durante a pandemia) não tinham atualizado seus preços. Este fato me chamou atenção e corri para adquirir o imóvel. Consegui concretizar a compra em maio. Essa semana voltei a olhar imóveis. Chamou a atenção que, agora, o apartamento mais barato no mesmo bairro é vendido por 56% do valor que paguei 7 meses atrás.

Conto essa história por 3 motivos:

1) Discute-se entre comprar ou alugar. Para mim, não resta dúvida que a compra é a melhor opção (salvo algumas exceções, como o fato de ser uma moradia provisória, ou não descapitalizar etc.). Ou seja, quem aluga perde a oportunidade de ganho de capital nos momentos de alta de mercado.

2) Referente aos financiamentos, novamente se mostram vantajosos com taxas pré-fixadas entre 6,75% a 9,5% a.a. Com a Selic em 13,75 e sendo possível encontrar CDBs de 120% do CDI, vemos o dinheiro aplicado render praticamente o dobro do juros do financiamento.

3) “Ah, mas você não pode contar como investimento o imóvel que mora dentro”. Oras! Por que não? Ainda mais se tenho a intenção de negociá-lo no futuro, terei sim esse ganho de capital (muito maior em percentual se eu considerar a alavancagem). A ideia “mas tens que ver que os outros imóveis também subiram mais de 50%, então ficará elas por elas” também não é válida, justamente porque o mercado é imperfeito e de ciclos… possivelmente daqui 3 anos, dependendo de como estiver a economia e o mercado, seja possível encontrar as casas nos patamares de 2021, por exemplo. Pode ser possível trocar o apartamento em uma casa.

Sou o maior defensor da educação financeira. Mesmo que imóveis não sejam minha especialidade, o fato de estar diariamente ligado ao mercado financeiro molda a mente para buscar distorções dos preços, avaliação dos fundamentos, ciclos, busca de oportunidades e agilidade na tomada de decisão.

Não se esqueça que nenhum ponto colocado aqui é verdade absoluta. Não existe receita de bolo nem fórmula mágica, cada caso é um caso, e são necessários estudos, contas e o que é melhor para você!

 

Rafael Lehmkuhl é contador, MBA em Finanças e controladoria, mestre em controle de gestão (UFSC) e assessor de investimentos na BRA/XP Investimentos.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?