“Aleph”, novo livro de Carlos Cova, foca em tópicos mais relevantes de Finanças Corporativas e análise de risco

aleph finanças e riscos

O livro “Aleph de finanças e riscos”, que promete compreender os tópicos mais relevantes das Finanças Corporativas e das análises de riscos no mercado financeiro, teve seu lançamento oficial na última terça-feira (19). Escrito por Carlos Cova, professor universitário e consultor financeiro, possui conteúdo voltado para profissionais que buscam certificação, como gestores financeiros e analistas de riscos, nos mais diversos níveis e conta com 400 exercícios inéditos para exames de certificação e mais de 140 exemplos de aplicação. 

O evento, organizado pela BRA, escritório de AAI credenciado à XP, e apresentado pelo TradeNews, contou com a participação do autor e do Superintendente da Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimento (ABAAI), Francisco Amarante. Durante a o lançamento, foram abordados assuntos referentes ao conteúdo do livro, à história e à experiência de Carlos e Francisco no mercado financeiro, além de conselhos para aspirantes a assessores de investimentos.

O nome do livro revela seu objetivo. Aleph é a denominação para a primeira letra do alfabeto hebraico, uma alegoria para o significado pretendido pelo autor para obra. “É um livro de iniciação em finanças sem ser propriamente um livro introdutório, há temas bastante densos aqui, abordagens que eu procurei depurar e simplificar”, comentou Carlos.

Segundo o autor, o principal propósito é ajudar a preencher a lacuna educacional brasileira existente na área de finanças. Ele comenta que observou que, por falta de vivência no mercado financeiro, os docentes não conseguiam estruturar cursos que proporcionem ao estudante uma linha de encaminhamento consistente.

Para o professor, há carência de atuação prática e, assim, o material teórico se torna distante da realidade dos estudantes. Desta forma, “eles não conseguem identificar uma aplicação imediata daqueles conteúdos no âmbito do mercado de capitais, no âmbito do mercado financeiro, e, sobretudo, no âmbito das finanças corporativas”, dificultando a inserção efetiva desses novos profissionais no mercado.

Ele ainda reforça a importância de persistir no aprendizado e valorizar o conhecimento, apostando em uma educação continuada, pois a formação do profissional de finanças nunca chega ao fim. O mercado está em constante alteração, o que torna necessário se capacitar para lidar com as situações analisando todas as informações disponíveis e avaliando os contextos existentes.

“Não existe uma técnica operacional para você ganhar dinheiro no mercado financeiro. Qualquer pessoa que tem experiência no mercado sabe disso. Essa é a forma errada de você apresentar o conteúdo, apresentar o conhecimento. O bom profissional de mercado financeiro tem que ter o conhecimento, uma bagagem acumulada, para que diante da oportunidade que o mercado oferece [ele a aproveite]”.

Assista ao evento na íntegra:

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?