Algar Telecom é a 1ª operadora a lançar 5G em frequência vendida por leilão da Anatel; veja cidades beneficiadas com a tecnologia

Algar Telecom é a 1ª operadora a lançar 5G em frequência vendida por leilão da Anatel; veja cidades beneficiadas com a tecnologia


A Algar Telecom lançou, nesta quarta-feira (15), seu serviço 5G em bairros das cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba; além da paulista Franca — ao menos 30% das três cidades já contam com o sinal de internet de quinta geração, diz comunicado da empresa.

A Algar também afirma ser a primeira companhia do país a lançar a tecnologia em frequência comercial adquirida em leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O leilão do 5G, realizado em novembro pela agência, movimentou R$ 47,2 bilhões e, além das grandes teles, inseriu neste mercado os provedores de internet. A nova tecnologia vai conectar rodovias, escolas e pequenas comunidades e pretende dinamizar uma multiplicidade de setores produtivos.

O 5G lançado pela Algar está operando na faixa de frequência de 2,3 gigahertz (GHZ), adquirido pela empresa após compra de lote no leilão da Anatel por R$ 57 milhões.

Os moradores dessas três localidades com aparelhos celulares compatíveis, diz a empresa, já poderão experimentar uma internet mais veloz e sem problemas de conexão. A empresa diz que conseguiu fazer o lançamento no mês seguinte ao leilão porque a faixa de 2,3 GHZ já estava livre para uso.

Foram feitos, segundo a empresa, investimentos em estruturas de redes de transporte, core de rede e nas plataformas de serviço. A Algar Telecom ainda detém cinco lotes na frequência de 26 GHz e mais um na de 3,5 GHz.

Veja, abaixo, os bairros das três cidades já contemplados com 5G da Algar Telecom:

Uberlândia

Aclimação, Alto Umuarama, Brasil, Buritis, Centro, Chácaras Ibiporá, Gávea, Gávea Sul, Granja Marileusa, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Marta Helena, Martins, Nova Uberlândia Santa Monica, Paradiso,  Shopping Park, Tibery, Tubalina e Umuarama

Uberaba

Abadia, Leblon, Centro, Conjunto Frei Eugenio, Jardim América, Nossa senhora da Abadia, Parque das Acácias, Rodoviária Santa Maria, Santa Marta, São Benedito, Universitário e Vila Celeste

Franca

Centro, Cidade Nova, Industrial, Jardim Angela, Jardim Francano, Parque Progresso, Rosa e Vila Santa Cruz

No primeiro trimestre de 2022, a Algar Telecom promete disponibilizar o 5G para as cidades de Patos de Minas (MG), Pará de Minas (MG), Ituiutaba (MG), Itumbiara (GO) e Nova Serrana (MG).

Vantagens do 5G

O 5G fornecerá conectividade de banda larga robusta, com baixa latência (tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede de Telecom) de forma massiva. Trata-se de uma infraestrutura que possibilitará a criação de novos serviços, afirma a Anatel.

A grande diferença do 5G está na diversidade de uso que a rede deve suportar, quando comparada às atuais, desenvolvidas essencialmente para disponibilizar banda larga móvel. O 5G permitirá a conexão de pessoas e objetos.

  • Aumento das taxas de transmissão – maior velocidade
  • Baixa latência – tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede de telecom
  • Maior densidade de conexões – quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área
  • Maior eficiência espectral – quantidade de dados transmitidos por faixa de espectro eletromagnético
  • Maior eficiência energética dos equipamentos – economia e sustentabilidade

A integração de diversos componentes com diferentes tecnologias levará as redes 5G na direção de comunicações bem mais confiáveis e com ultraconectividade.

O 5G também é aguardado como grande propulsor nas indústrias automobilística, agropecuária, de saúde e bem estar, manufatureira e logística no sentido da elevada digitalização, o que pode viabilizar os conceitos de indústria 4.0 e agro 4.0, aponta a Anatel.

Quer sair da poupança, mas não sabe por onde começar? Esta aula gratuita com a sócia da XP mostra como fazer seu dinheiro render mais, sem precisar assumir mais riscos.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?