Biden nega preocupação com preços, após tombo em NY; Brasil é 7º no mundo em adoção de criptoativos

_115242782_biden


As bolsas da Europa operam sem direção única nesta quarta-feira (14), com algumas ensaiando recuperação das perdas de ontem, quando o susto com dados de inflação ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos acima do esperado gerou expectativas de que o Federal Reserve (Fed) elevará os juros com maior agressividade. Os futuros de Nova York registram alta modesta, também apontando para recuperação das pesadas perdas da véspera, as maiores para um único dia desde junho de 2020.

Apesar das reações nos mercados, o presidente dos EUA, Joe Biden, negou estar preocupado com os números da inflação do país e destacou que a economia americana está forte. À jornalistas ele repercutiu os números do CPI, que na leitura de agosto mostrou taxa de 0,1% na margem no indicador “cheio” e 0,6% no núcleo, e comentou sobre os resultados.

“Estamos falando de um décimo de um por cento”, disse Biden, emendando: “o mercado de ações não reflete necessariamente o estado da economia, como todos sabem. A economia ainda está forte, o desemprego está baixo”. 

Diferentemente de Biden, o mercado segue temeroso. As apostas em uma alta de 1 ponto percentual na próxima reunião do Fed, inexistentes no começo da semana, já estavam em 38% ontem. Os 62% restantes projetam elevação de 0,75 p.p . Para o encerramento do ano, a curva embute quase 90% de chance de juro igual ou acima de 4%, algo que sequer estava no radar do investidor há um mês.

Hoje, a atenção vai se voltar para novos números inflacionários americanos. Às 9h30, é divulgado o PPI, que revela a inflação ao produtor dos EUA.

Enquanto o CPI americano surpreendeu, no Reino Unido, o CPI local veio em linha com as expectativas do mercado. O índice desacelerou levemente em agosto ao registrar alta de  9,9%, ante 10,1% em julho. 

Ainda nas praças europeias, a produção industrial da Zona do Euro sofreu queda de 2,3% em julho ante junho, resultado bem abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal – que previam recuo de 0,7% na produção de julho.

Na comparação anual, a produção industrial do bloco recuou 2,4% em julho, frustrando o consenso do mercado, que era de acréscimo de 0,8%. 

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada, em linha com a aversão ao risco global. Por outro lado, o iene japonês se valorizou mais de 1% frente ao dólar. 

Na China, que enfrenta os efeitos de lockdowns relacionados a surtos de Covid-19, a queda na demanda por petróleo está se sobrepondo ao robusto consumo em outras partes do mundo, e irá restringir o avanço geral da busca pela commodity este ano, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).

Em relatório mensal publicado nesta quarta-feira, a AIE cortou sua projeção para a demanda chinesa por petróleo este ano em 400 mil barris por dia (bpd), a 15 milhões de bpd, 420 mil bpd a menos do que em 2021. Para 2023, a agência com sede em Paris reduziu sua previsão para o consumo chinês em 300 mil bpd, a 16 milhões de bpd.

A China, segunda maior economia do mundo, tem sido retardatária na demanda por petróleo. Em outros países, o consumo tem se mantido surpreendentemente alto, apesar do salto na inflação global, aumentos de juros e desaceleração econômica. 

Por aqui, o país ocupa o sétimo lugar do mundo em adoção de criptoativos, de acordo com a Chainalysis, plataforma especializada em análise blockchain. A empresa divulgou hoje a terceira edição do Global Crypto Adoption Index, que classifica os países conforme o volume de transações de criptoativos.

Em relação a 2021, o mercado brasileiro avançou sete posições e se tornou o primeiro da América Latina. Anteriormente, o país estava atrás de Venezuela, Argentina e Colômbia.

A agenda do dia conta com os números do varejo restrito e ampliado em julho, às 9h. E o ministro da Economia, Paulo Guedes, cumpre agendas no Rio e em São Paulo.

Entre os presidenciáveis, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em São Paulo, onde participa do evento “Cooperativismo e Economia Solidária com Lula”. Jair Bolsonaro (PL) participa de “motociata” no interior e, na sequência, segue para o Rio Grande do Norte, onde faz comício e participa de evento voltado para o eleitorado feminino.

Já Ciro Gomes (PDT) começa o dia em Salvador (BA), onde concede entrevista ao programa Mário Kertész, da Rádio Metrópolis, e participa de caminhada. À tarde, o presidenciável participa de ato com o prefeito de Aracaju (SE).

Simone Tebet (MDB) cumpre agenda no Recife, onde participa de eventos com aliados políticos e visita a AACD. 

Desempenho dos principais índices às 7h50:

🇺🇸 S&P Futures +0,30%

🇩🇪 DAX -0,55%

🇺🇸 Nasdaq +0,40%

🇬🇧 FTSE -0,95%

🇫🇷 CAC -0,31%

🛢 Petróleo Brent +0,53% 

🛢 Petróleo WTI +0,55%

💵 Índice Dólar -0,40%

🇺🇸 S&P VIX -1,83%

🇧🇷 EWZ +2,47%

💰 Bitcoin -9,72%

💲 Ethereum -7,67%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?