Arezzo [ARZZ3]: um “patinho bonito” entre as varejistas

mathieu-stern-1zO4O3Z0UJA-unsplash

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quinta-feira (23), a aquisição da Calçados Vicenza pela Arezzo [ARZZ3]. Caso não haja qualquer protesto do tribunal do Cade ou de eventual interessado, em 10 de março de 2023 a compra será definitiva.

A empresa foi avaliada em R$ 173 milhões, sendo R$ 103,8 milhões pagos em dinheiro e o restante em ações da Arezzo & Co.

Crescimento é a última moda

Segundo a revista de moda Vogue, em outubro de 2020, a Arezzo & Co deu início a seu plano de expansão com a aquisição do grupo Reserva. A partir disso, a holding aumentou cada vez mais seu cardápio. 

De acordo com a analista de varejo da Levante, Carol Sanchez, por meio da diversificação e expansão de seu portfólio, “a Arezzo&Co vem reafirmando seu posicionamento como uma das maiores ‘house of brands’ do Brasil, de modo que sua estratégia de aquisições se dá nesse sentido”.

Além da Reserva, hoje fazem parte da Arezzo & Co: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Carol Bassi, My Shoes, Baw Clothing, Vans – a empresa é a distribuidora oficial da marca no Brasil – e o brechó Troc. 

Uma das características centrais desta expansão é a manutenção do fundador como diretor criativo, com a Arezzo & Co fornecendo toda a expertise de estrutura do grupo, da logística de distribuição digital. 

Entre os segundos trimestres de 2020 e 2021, o Ebitda da empresa saltou mais de 1000%, época, inclusive, que foram adquiridas a Baw Clothing e a My Shoes.

Segundo os relatórios da Arezzo & Co, a empresa só cresce desde 2020, não só em número de marcas mas também financeiramente. Seu Ebitda não sofre com quedas desde o terceiro trimestre de 2020. 

O mercado e Arezzo

Carol Sanchez enumera diversos motivos pelos quais a aquisição da Vicenza pela Arezzo & Co é positiva. 

A analista explica que há grande potencial de crescimento, em um tempo relativamente curto, no faturamento – visto o aumento de vendas online e da operação multimarcas da empresa -, na cadeia de fornecedores e na economia da empresa – vinda do compartilhamento de custos.

Acredita-se na manutenção da resiliência e entrega de resultados sólidos da empresa e, portanto, pode ser valioso o investimento em ARZZ3, analisa Carol. 

A expansão forte e constante, adição de marcas como Vans e Reserva e resultados saudáveis em operações nos EUA são motivos indicados pela analista como grandes responsáveis pela maior confiança nos papéis da Arezzo & Co.

Sucesso quando o mar não está para varejista

Com os casos recentes de Americanas e Marisa, é evidente a apreensão do mercado com empresas do varejo. 

No entanto, a Arezzo se distancia dessa realidade. Carol explica o porquê. 

“Por estar focada em um público de classes A e B, a Arezzo tem menor sensibilidade em relação às oscilações econômicas que afetam o poder de compra, diferentemente de varejistas que tem como foco um público mais C/D, como Marisa e C&A, por exemplo”, analisou Carol.

A analista completa com o fato de empresas como Marisa e C&A contarem com um braço de crédito, sofrendo bem mais em um cenário de encarecimento de crédito. 

O case de sucesso da Arezzo atrai olhares, e Carol Sanchez entende que empresas do ramo varejista podem querer seguir os mesmos passos, seja por crescimento ou por sobrevivência. 

A inspiração pode funcionar com “a união de forças e captura de sinergias de duas empresas do mesmo segmento”, segundo a analista.

“Entretanto, os esforços e custos de integração representam um risco elevado principalmente caso nenhuma das empresas envolvidas tenha um histórico bem-sucedido de M&A (Fusões e Aquisições)”, alertou Carol.

“Nesse sentido, o timing, o objetivo e a experiência dos executivos que comandam a transição fazem muita diferença”, completou.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.