As 10 empresas que mais contribuíram para o recorde de captações em IPOs no Brasil, em 2021

As 10 empresas que mais contribuíram para o recorde de captações em IPOs no Brasil, em 2021

[ad_1]

O ano passado começou com a expectativa de ser o ano dos IPOs no Brasil. Mas o que isso quer dizer?

IPO é a sigla em inglês para uma oferta inicial de ações. É o que uma empresa faz quando abre seu capital na Bolsa de Valores. Enquanto para a empresa, o movimento significa uma captação de recursos, para os investidores, pode representar a oportunidade de se tornar sócio de uma grande companhia, ganhando, inclusive, parte dos lucros, com a distribuição de dividendos.

E por que 2021 seria o ano dos IPOs? Com a reabertura da economia, o avanço da vacinação e um cenário otimista que fez muitos novos investidores “entrarem” na Bolsa, esperava-se que 2021 teria um boom de IPOs. O que chegou a acontecer…até o meio do ano. Mas aí chegaram novas variantes, a inflação começou a crescer, o cenário político ficou enrolado e muitas empresas acabaram adiando ou suspendendo seus planos de abrir capital.

Ainda assim, foram realizadas 45 ofertas públicas iniciais. Não chegamos nem perto dos 64 IPOs realizados em 2007, mas o valor movimentado pelas captações de 2021 foi recorde: R$ 65 bilhões. Confira, no GRÁFICO DA SEMANA, as empresas que mais contribuíram para isso:

Gráfico IMpulso IPOs

E O QUE ESPERAR PARA A BOLSA E PARA OS INVESTIMENTOS EM 2022? O InfoMoney coletou dados de dez casas de análises e corretoras. Na média, a expectativa é de que o índice termine o ano aos 125.800 pontos, com uma alta de 20%. Para entender mais sobre o assunto e saber Onde Investir em 2022, baixe grátis o nosso ebook.

_______________________________________________________________________________

Este gráfico faz parte da newsletter IMpulso, enviada todas as quintas-feiras, pela manhã. Inscreva-se grátis para receber o conteúdo.

[ad_2]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?