B3 (B3SA3) firma parceria com Tooq Data Trading para operações de alta frequência

B3 (B3SA3) firma parceria com Tooq Data Trading para operações de alta frequência


A Tooq Data Trading, detentora de know-how em operações de alta frequência, ou HFT (High Frequency Trading), informou que é a mais nova empresa a chegar ao datacenter onde são prestados os Serviços de Co-location da B3 (B3SA3), a bolsa do Brasil. Assim, ela assume papel como fornecedora de soluções para viabilizar operações de alta frequência.

As transações de alta frequência caracterizam-se por altíssima velocidade, grande volume de ordens de compra e venda, e uso de algoritmos de negociação em supercomputadores, cujos dados trafegam na menor latência possível (menor atraso na comunicação de dados).

Depois de popularizada nas bolsas dos Estados Unidos (NYSE, Nasdaq) e da Europa (Euronext), a modalidade ultra veloz de operações de ativos vem atraindo novos operadores adeptos e desenvolvedores de infraestrutura tecnológica.

Detentora de exclusividade na tecnologia de ferramentas da Instrumentrix, do Reino Unido, a Tooq oferece consultoria e soluções como hardwares, softwares e infraestrutura de ponta aos ecossistemas de alta frequência que operam na B3. Foram realizados investimentos da ordem de R$ 4 milhões e estão previstos mais R$ 20 milhões nos próximos três anos.

“Ter a Tooq como parceira da B3 fornecendo serviços de ponta no nosso datacenter e em conjunto com os Serviços de Co-location B3 vai contribuir ainda mais com a liquidez dos nossos mercados e com a expansão do ecossistema financeiro. Tenho certeza de que a Tooq contribuirá com o aumento da satisfação dos clientes, alavancará investimentos e trará estabilidade às operações dos participantes do mercado, principalmente, as dos HFTs, principais interessados em serviços de co-location”, afirmou em nota Alexandre Jahnecke, superintendente de produtos e serviços de TI da B3.

Ronaldo Moura, CEO da Tooq Data Trading, destacou que “essa tecnologia vem nos permitindo reunir cases de clientes com ganhos significativos de performance, proporcionados por nossas ferramentas de Electronic Trading Analytics. Neste sentido, em recente evento de grande volatilidade na Bolsa, nosso suporte a um cliente o possibilitou voltar a operar quando todos ainda estavam fora do mercado”.

Ele complementa: “Os diferenciais competitivos que se viabilizam com tecnologias superiores  e que garantem operações de alta frequência eficientes_ são pré-requisitos para os que querem participar desse mercado”.

As operações de HFT têm ganhado importância em diversos mercados tanto pelo grande volume de negociações que possibilita em frações de segundo, como pela liquidez que proporciona aos mercados onde está presente.

Enquanto o mercado financeiro é importante para o desenvolvimento das economias, a liquidez de seus papeis é determinante para esse progresso econômico acontecer, avalia a Tooq. Nesse aspecto, o mercado de alta frequência, de arbitragem e de market making, que são os principais usuários da tecnologia HFT, ajudam a prover a liquidez para os ativos e para os mercados.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?