BC volta a subir juros. Até onde vai a taxa Selic? Quais suas implicações?

BC volta a subir juros. Até onde vai a taxa Selic? Quais suas implicações?


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil elevou a taxa de juros em 1,5 ponto percentual (p.p.), em linha com o esperado por nós e pelo mercado.  E sinalizou “outra alta da mesma magnitude” na próxima reunião (em fevereiro de 2022). A alta dá continuidade ao movimento iniciado em março deste ano, e mira reduzir a inflação, que vem rodando acima de 10% ao ano (a meta do BCB para 2022 é de 3,5% e para 2023 é de 3,25%).

No comunicado que acompanhou a decisão, o Copom deu sinalizações de que vai manter a postura dura adiante.

Em primeiro lugar, o Comitê minimizou os dados recentes fracos de atividade econômica, dizendo que foram apenas “moderadamente” abaixo das expectativas.

Em segundo lugar, o texto trouxe previsões de inflação acima do esperado para 2022 e 2023, mesmo incorporando as altas de juros recentes.

Terceiro, o Copom afirmou que “é apropriado que o ciclo de aperto monetário avance significativamente (palavra adicionada frente ao comunicado anterior) em território contracionista”. Adicionar o “significativamente” sugere que o plano de voo do Copom prevê agora a taxa Selic mais elevada do que previa anteriormente ao final do ciclo de alta.

Por fim, o Copom acrescentou (em relação ao último comunicado) que “o Comitê irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”. Isso significa, a nosso ver, que a recente alta nas expectativas de inflação para 2022 em diante (como coletado na pesquisa ele o Banco Central faz com analistas de mercado) está incomodando o Comitê.

Em suma: o Copom parece mais preocupado com o cenário para a inflação e deve continuar ajustando as condições monetárias da economia (ou seja, subindo os juros) para mudar essa tendência.

Acreditamos que a decisão seja consistente com nosso cenário de que a taxa Selic chegará a 11,50% ao final do ciclo de aperto monetário até março de 2022. O tom duro, de fato, traz risco de alta para esse número. Ainda assim:

  1. Comitê reforçou o ritmo de 1,5p.p. para a próxima reunião, e não uma aceleração ainda maior;
  2. A alta dos juros deve intensificar a desaceleração da atividade econômica, que já está mais fraca do que o esperado neste final de ano (ver nosso último relatório mensal de cenários).  Com a economia se aproximando da recessão, as pressões inflacionárias devem começar a ceder, levando o Comitê a reduzir o ritmo na reunião de março para 0,75p.p. e finalmente “parar para ver” com a Selic em 11,50%.

Como a decisão do Copom impacta os mercados financeiros?

A decisão de hoje não deve ter grandes impactos no curto prazo. Isso porque a decisão veio em linha com o esperado pela grande maioria dos analistas, inclusive nós. Ainda assim, a postura mais dura pode trazer alguma elevação nos juros futuros para prazos mais curtos, e alguma valorização da taxa de câmbio (uma vez que juros mais altos por aqui tende a atrair recurso).

E meus investimentos?

A elevação de hoje traz um marco importante para o investidor. Com a Selic acima de 8,5%, a poupança se torna ainda menos vantajosa para investidores – uma vez que passa a render aproximadamente 6% ao ano, independente de maiores altas na taxa Selic.

Assim, juros mais altos também significam oportunidades de investimento, muito além da poupança. Juros em alta aumenta a atratividade da Renda Fixa. Títulos de renda fixa indexados à inflação ajudarão a proteger o patrimônio da ainda presente incerteza de preços, assim como fundos de investimento de renda fixa. Contamos muito mais sobre oportunidades nessa classe de ativos, assim como alocar melhor seus recursos nesse ambiente em nossa live pós-Copom.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?