BoE anuncia 2° intervenção e derruba Gilts; Guedes participa de evento do FMI-Banco Mundial

QR63RU2D6NIO5KXT333TRIKIR4


As bolsas da Europa operam no vermelho nesta terça-feira (11), em meio a temores persistentes sobre o impacto da tendência de aperto monetário no crescimento global. Os futuros de Nova York também registram queda, sugerindo que Wall Street estenderá suas fortes perdas recentes em meio a temores de que mais um aperto monetário acabe levando os Estados Unidos a uma recessão profunda. 

De olho na trajetória dos juros, investidores seguirão atentos hoje a comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed), em mais um dia de agenda sem indicadores. 

Além disso, a Procter & Gamble divulga resultado trimestral, abrindo a temporada de balanços nos EUA, e acontecerá, em Washington, o evento anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. O FMI, aliás, divulga relatórios de perspectiva global e estabilidade financeira, às 10h.

Nas praças europeias, em meio à disparada nos custos de empréstimos no Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE) anunciou novas medidas para tentar conter o que considera riscos de “disfunções” nos mercados britânicos. Em comunicado, a autoridade monetária informou que incluirá Gilts indexados no escopo do programa de compras de títulos públicos.

A instituição explica que o começo desta semana registrou mais “reprecificação significativa” da dívida do governo do país insular, particularmente dos Gilts indexados. Segundo a entidade, a volatilidade e as chances de uma onda de vendas desses papéis representam um “risco material” à estabilidade financeira.

Após a segunda intervenção nesta semana, o rendimento do Gilt de 10 anos chegou a cair 4,43%, ante 4,47% no fechamento de ontem, quando o BC britânico anunciou que ampliaria o volume de leilões diários de Gilts. As medidas, contudo, surtiram pouco efeito no objetivo de tranquilizar investidores.

No mundo das criptos, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) publica nesta terça-feira um relatório, no qual discute propostas para a regulação e o monitoramento do mercado de criptoativos. A entidade argumenta sobre a necessidade de que a regulação e o monitoramento desse setor sejam adequados a seus potenciais riscos. Segundo o FSB, a turbulência mais cedo neste ano ilustrou “uma série de vulnerabilidades nesses mercados”.

O FSB diz ainda que enviou aos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 propostas para a regulação e a supervisão das atividades com criptoativos. E também informa que abriu consultas públicas sobre o tema, a fim de implementar mais análises adiante, com as “recomendações finais” sobre o tema previstas para até o fim de 2025.

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda, puxadas por ações de tecnologia. O setor repercute as novas medidas dos EUA para restringir a exportação de chips para a China. 

Por aqui, a agenda conta com a divulgação do IPCA de setembro e a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no encontro do FMI-Banco Mundial, em Washington.

Entre os dados econômicos, o IPC-Fipe, que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,22% na primeira quadrissemana de outubro, ganhando força em relação à alta de 0,12% observada no fechamento de setembro.

No front político, em meio à corrida eleitoral para presidente da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho. 

Visto como um aliado chave no Rio de Janeiro, Waguinho vinha sendo pressionado pela campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) para declarar apoio ao atual chefe do Executivo. No entanto, ele decidiu oficializar, na última segunda-feira (10), apoio ao petista.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue para Santa Catarina, Estado onde obteve 62,21% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, e se reúne com prefeitos para traçar a estratégia de campanha com aliados durante o segundo turno.

Desempenho dos principais índices às 7h40:

🇺🇸 S&P Futures -0,77%

🇩🇪 DAX -0,77%

🇺🇸 Nasdaq -0,74%

🇬🇧 FTSE -0,95%

🇫🇷 CAC -0,63%

🛢 Petróleo Brent -2,12%

🛢 Petróleo WTI -2,37%

💵 Índice Dólar +0,03%

🇺🇸 S&P VIX +3,94%

🇧🇷 EWZ -2,16%

💰 Bitcoin -1,31%

💲 Ethereum -2,08%

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?