As principais bolsas de Nova York fecharam em queda nesta terça-feira (06), após o feriado do Dia do Trabalho (Labor Day) de ontem. A expectativa de que a sessão poderia ser positiva foi reforçada após a abertura positiva dos principais índices, mas a alta não se sustentou, com investidores visualizando uma postura mais agressiva do Fed no aperto monetário após divulgação de novos dados econômicos do país.
A S&P Global divulgou o índice de gerentes de compras (PMI) de serviços de agosto, que caiu a 43,7, o que aponta para contração da atividade de acordo com os parâmetros da pesquisa. Além disso, o dado segundo os cálculos do Instituto para Gestão da Oferta avançou a 56,9 no mesmo período, acima das previsões de analistas. Ambos os indicadores reforçaram a percepção de que o Fed se manterá hawkish na decisão de setembro, com uma alta de 0,75 ponto percentual
▪️ Dow Jones -0,55%
▪️ S&P500 -0,41%
▪️ Nasdaq -0,74%
Entre os destaques de hoje, o setor de energia recuou, na esteira da queda do petróleo no mercado internacional. A ExxonMobil caiu 0,67%, enquanto a Chevron recuou 0,46% e a Chesapeake Energy, 3,22%. Outras ações importantes também fecharam em queda, como a Amazon, o Goldman Sachs e a Microsoft, com 1,10%, 1,51% e 1,10%, respectivamente.
A Bed Bath & Beyond, que se destacou nas últimas semanas pelas quedas acentuadas, despencou mais de 18% hoje. Os papéis foram pressionados pela notícia do falecimento do CFO Gustavo Arnal, dois dias após ter apresentado o plano de reestruturação da companhia, o que deixa mais um vácuo no comando da empresa em meio ao delicado processo de reconstrução.
(Com Agência Estado, The Wall Street Journal e BDM Online)