As principais bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quarta-feira (05), com investidores monitorando uma possível desaceleração econômica na principal economia do mundo. Dirigentes do banco central americano reforçaram o discurso em defesa do combate à inflação no país, o que tende a ser negativo para os mercados de ações e motivou um cenário de cautela, reduzindo a possibilidade da “suavização” esperada por investidores nos últimos pregões.
Hoje, o índice de gerentes de compras (PMI) composto dos Estados Unidos, calculado pela S&P Global, indicou uma contração, enquanto o relatório ADP apontou um mercado de trabalho fortalecido, o que aumenta as preocupações em relação à manutenção do aperto monetário pelo Fed e uma consequente recessão.
▪️ Dow Jones -0,14%
▪️ S&P500 -0,19%
▪️ Nasdaq -0,25%
O Twitter, que esteve em evidência ontem em meio às notícias da compra da companhia pelo bilionário Elon Musk, recuou 1,35%. A Tesla, da qual o bilionário é CEO, caiu 3,46%.
A ExxonMobil disparou 4,04%, na esteira da alta do petróleo no mercado internacional, enquanto a Chevron teve avanço mais modesto, de 0,57%.
Entre outros papéis importantes, Microsoft e Apple subiram 0,13% e 0,21%, enquanto a Alphabet caiu 0,21% e a Amazon, 0,12%.
(Com Agência Estado, The Wall Street Journal e BDM Online)