As principais bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quinta-feira (03), ainda reagindo à decisão do Fed de elevar a taxa de juros do país em 0,75 ponto percentual e aos comentários do presidente da instituição, Jerome Powell. A fala do executivo deu a entender que as taxas podem atingir um patamar acima do esperado pelo mercado ao final do ciclo de aperto monetário, além de rechaçar qualquer tipo de redução no curto prazo. Agora, o mercado aguarda a divulgação do payroll, que ocorre amanhã.
Para Daniela Mardarovici, da Macquarie Asset Management, o mercado está começando a se conformar com o fato de que Powell disse “sem sobremesa”, ou seja, que não haverá alívio no aperto por enquanto, o que deve continuar pressionado os índices acionários.
Edward Park, do Brooks Macdonald, diz que os comentários do executivo abrem a real possibilidade de que os juros estacionem em um patamar acima do que os mercados vinham precificando.
▪️ Dow Jones -0,46%
▪️ S&P500 -1,06%
▪️ Nasdaq -1,73%
Entre papéis importantes, destaque para o desempenho negativo das techs, em meio ao maior grau de cautela presente nos mercados. Apple e Alphabet recuaram 4,24% e 4,07%, enquanto Amazon caiu 3,06%.
A Boeing registrou bom desempenho, com ganhos de 6,34%, enquanto ExxonMobil e Chevron subiram 1,36% e 1,47%, respectivamente.
(Com Agência Estado e The Wall Street Journal)