Bolsas da Ásia fecham em alta, apesar de preocupações com avanço da Covid-19 na China

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira (22). O desempenho positivo em Nova York ontem impulsionou os índices asiáticos, à exceção de Xangai, que reflete preocupações com o aumento das infecções e mortes por Covid-19 após o fim de restrições contra o contágio.

De acordo com o analista Stephen Innes, da SPI Asset Management, “ações asiáticas retomaram de onde o mercado dos EUA parou, com empresas de tecnologia e propriedades liderando após uma profusão de comentários de reguladores sobre o apoio a mercados mais amplos”.

Ações de empresas de tecnologia lideraram os ganhos e puxaram principalmente o índice de Hong Kong, o qual liderou os ganhos no continente hoje. Destaque para Meituan, com alta de 6,89%, e JD.com, de 6,21%.

Na China, apesar de certo otimismo pela reabertura econômica no país, a piora local do surto de Covid-19 contamina o mercado acionário. O governo de Xi Jinping decidiu mudar as regras de contabilização de mortes pela doença, em meio ao avanço do número de óbitos.

O país passará a contabilizar apenas mortes por pneumonia ou insuficiência respiratória em seu número oficial de óbitos por Covid-19, segundo a Associated Press.

Mortes por complicações em outros locais do corpo, incluindo condições subjacentes agravadas pelo vírus, serão excluídas da contagem oficial, disse Wang Guiqiang, chefe do departamento de doenças infecciosas do Primeiro Hospital da Universidade de Pequim.

Wang falou que os critérios mudaram porque a variante Ômicron é menos propensa a causar outros sintomas com risco de vida, embora os hospitais da China ainda sejam obrigados a julgar cada caso para verificar com precisão se a Covid-19 foi ou não a causa final.

Em resposta, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a entidade está “muito preocupada” com o quadro chinês atual.

🇨🇳 Shanghai -0,46% (3.054)

🇯🇵 Nikkei +0,46% (26.508)

🇭🇰 Hang Seng +2,71% (19.679)

🇰🇷 Kospi +1,19% (2.357)

 

(Com Agência Estado, Reuters e Associated Press)

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?