Bolsas da Ásia fecham em queda, à exceção de Xangai

stock-market-graph-2021-08-29-09-42-19-utc-min

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (10). O índice de Xangai foi o único fechamento positivo do continente, frente aos novos dados da inflação chinesa.

O índice de preços ao consumidor (CPI) da China reportou alta de 2,1% em maio na comparação anual, levemente abaixo dos 2,2% projetados pelos analistas do Wall Street Journal. Já a inflação ao produtor (PPI) avançou 6,4% no mesmo período, pouco acima da projeção, de 6,3%.

Os dados apoiaram a valorização de ativos de montadoras de automóveis e empresas ligadas ao consumo na bolsa de Xangai.

Em Tóquio, por outro lado, ações de companhias relacionadas a microchips foram pressionadas por perspectivas de custos mais altos e crescimento reduzido.

Hoje, o Ministério de Finanças do Japão, o banco central japonês (BoJ) e a Agência de Serviços Financeiros do país expressaram preocupação com o recente enfraquecimento do iene frente ao dólar. A moeda japonesa fechou a sessão da última quarta-feira (08) no menor nível desde fevereiro de 2002.

“O governo e o Banco do Japão vão coordenar e monitorar de perto os desenvolvimentos no mercado de câmbio estrangeiro e seus efeitos na economia e nos preços com um forte senso de urgência”, disseram as autoridades em declaração conjunta.

O valor do iene em relação ao dólar caiu 16% desde o começo do ano, fortalecendo a pressão inflacionária, uma vez que o Japão importa quase todo o petróleo e gás natural do mercado externo.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi teve a quarta baixa consecutiva, selando uma desvalorização semanal de 2,8%. Ações do setor de eletrônicos encabeçaram as perdas, após o país registrar o primeiro déficit em conta corrente em dois anos. Companhias aéreas também foram destaques negativos, em vista dos voos à China ameaçados pelo anúncio de novos lockdowns na cidade de Xangai.

🇨🇳 Shanghai +1,42% (3.284,83 pts)
🇯🇵 Nikkei -1,49% (27.824,29 pts.)
🇭🇰 Hang Seng -0,29% (21.806,18 pts.)
🇰🇷 Kospi -1,13% (2.595,87 pts.)

 

Com informações do Dow Jones Newswires e.

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?