Bolsas da Ásia fecham em queda, em linha com Wall Street; Pequim cria fundo para imobiliárias

luke-chesser-JKUTrJ4vK00-unsplash

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira (25), na esteira do fechamento negativo em Wall Street no pregão anterior. Indicadores econômicos dos EUA e balanços corporativos piores que o esperado inspiraram cautela nas bolsas americanas. Nesta semana, a decisão de política monetária do Fed é o foco dos mercados globais.

Também repercute na Ásia a notícia de que a China deve lançar um fundo para ajudar incorporadoras imobiliários a resolver a crise de dívida, cujo valor estimado é de 300 bilhões de yuans (US$ 44 bilhões). Conforme informado por um funcionário do banco estatal chinês à Reuters, a medida trataria-se de uma tentativa de restaurar a confiança no setor.

O fundo inicialmente seria inicialmente de 80 bilhões de yuans. Se confirmado, o fundo será o primeiro grande passo de Pequim em resgate do setor imobiliário desde que os problemas de endividamento se tornaram públicos, no ano passado.

A incorporadora mais endividada do mundo, a chinesa Evergrande, deve anunciar esta semana um plano de reestruturação da dívida, que não apenas vai determinar seu futuro, mas também indicar como Pequim planeja superar uma crise cada vez mais profunda no setor imobiliário chinês.

No Japão, dois novos formularores de políticas se juntaram ontem (24) ao conselho de nove membros do BC local. Hajime Takata e Naoki Tamura substituíram Hitoshi Suzuki e Goushi Kataoka, defensor da flexibilização monetária agressiva.

Os dois novos membros do comitê de política monetária do Banco do Japão (BoJ) disseram hoje que a instituição precisa de uma estratégia de saída da política expansionista.

Ex-economista privado, Takata afirmou que o BoJ deve “sempre pensar” em uma estratégia de saída, embora agora possa não ser o momento para o fim real das taxas de juros ultrabaixas.

O outro recém-chegado, Tamura, declarou na primeira coletiva de imprensa no cargo que “somente quando o BoJ puder normalizar a política monetária e sair, ele poderá descrever o enorme programa de flexibilização monetária como um sucesso”.

🇨🇳 Shanghai -0,60% (3.250)

🇯🇵 Nikkei -0,77% (27.699)

🇭🇰 Hang Seng -0,22% (20.563)

🇰🇷 Kospi +0,44% (2.403)

(Com Dow Jones Newswires, Reuters e Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?