Bolsas da Ásia fecham mistas, após dados econômicos e corte de juros na China

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta segunda-feira (15), após a China anunciar um corte de juros inesperado, diante de dados econômicos abaixo do esperado da economia local. A bolsa da Coreia do Sul não abriu hoje, por conta de um feriado.

Uma série de indicadores divulgados hoje apontou desaceleração da atividade econômica da China em julho, incluindo produção industrial, gastos com consumo, contratação de jovens e o setor imobiliário. Os dados abaixo do projetado apontam dificuldades da economia chinesa frente os efeitos da política de “tolerância zero” contra a Covid-19 implementada por Pequim.

Os sinais de desaceleração econômica levaram o banco central chinês a cortar inesperadamente duas das principais taxas de juros do país e injetar liquidez extra nos mercados financeiros, em esforço para sustentar o crescimento vacilante.

No Japão, o índice Nikkei registrou ganhos, com impulso liderado por ações de tecnologia. O PIB japonês cresceu 2,2% no segundo trimestre ante o ano anterior, uma expansão de 0,5% no comparativo trimestral. Foi a terceira alta consecutiva do indicador, mas a variação veio abaixo da projeção, de 2,5% de alta no ano.

“O consumo e os gastos de capital continuarão a impulsionar o crescimento em julho-setembro. Mas o impulso pode não ser tão forte, já que o aumento da inflação está esfriando os gastos das famílias”, disse Atsushi Takeda, economista-chefe do Itochu Economic Research Institute.

No cenário geopolítico, os militares da China disseram ter realizado mais exercícios perto de Taiwan hoje, quando um grupo de legisladores dos EUA visitou a ilha reivindicada pelos chineses e se encontrou com a presidente Tsai Ing-wen, no que Pequim disse ser uma violação de sua soberania.

Os cinco legisladores dos EUA, liderados pelo senador Ed Markey, chegaram a Taipei em uma visita não anunciada na noite de domingo, o segundo grupo de alto nível a visitar depois da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, no início de agosto, que desencadeou vários dias de jogos de guerra chineses.

🇨🇳 Shanghai -0,02% (3.276)

🇯🇵 Nikkei +1,14% (28.872)

🇭🇰 Hang Seng -0,67% (20.041)

 

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?