Bolsas da Ásia fecham mistas, após decisão de juros na China

wance-paleri--5VN1iu3Cdk-unsplash

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quinta-feira (15), em repercussão aos ganhos moderados em Wall Street no fechamento de ontem e à decisão do Banco Popular da China (BPC). A instituição manteve inalterada a taxa de juros para médio prazo.

Com o Federal Reserve apertando o espaço para estímulos monetários ao redor do mundo, o BPC manteve em 2,75% a taxa de juros para empréstimos de um ano. Em comunicado online, a autoridade monetária disse que a decisão “manterá a liquidez do sistema bancário razoavelmente ampla”.

Xing Zhaopeng, estrategista sênior para a  China no ANZ, defendeu que a pausa na flexibilização monetária este mês mostrou que as autoridades estavam cautelosas com a recente depreciação do yuan.

“O banco central pode continuar a manter a liquidez razoavelmente ampla, em um nível relativamente alto, enquanto conta com abatimento de impostos e despesas fiscais para compensar injeções extras de fundos”, disse.

O índice de Xangai repercutiu negativamente a decisão. No entanto, ações das incorporadoras chinesas subiram na esperança de que as cidades do continente implementem mais medidas de relaxamento para impulsionar o setor.

A cidade de Guangzhou, no sul da China, permitirá maiores reduções nos preços das casas — de até 20% em relação aos 6% anteriores — informou hoje o jornal financeiro chinês Yicai, o maior corte por qualquer cidade de primeira linha do país.

As cidades chinesas estabelecem limites sobre quanto as incorporadoras podem aumentar ou diminuir os preços. O governo está cauteloso com grandes cortes, pois não quer que os preços dos imóveis caiam ou que as reduções provoquem protestos de compradores anteriores.

Ainda assim, o foco mais amplo do mercado permaneceu diretamente no risco de aumento das taxas de juros pelo Fed e nos riscos de recessão econômica.

🇨🇳 Shanghai -1,16% (3.200)

🇯🇵 Nikkei +0,21% (27.876)

🇭🇰 Hang Seng +0,44% (18.930)

🇰🇷 Kospi -0,40% (2.401)

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?