Bolsas da Ásia fecham mistas após pior PIB chinês em mais de dois anos

429D82B9-5037-4C0C-A9E1-000A74E5B045

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta sexta-feira (15), diante do pior resultado para o PIB trimestral da China em mais de dois anos. A bolsa de Hong Kong liderou as perdas da sessão, após a gigante do varejo Alibaba se tornar alvo de investigação policial.

A taxa anual do PIB chinês subiu 0,4% no período de abril a junho, abaixo da projeção de 0,9% de alta dos analistas consultados pelo Wall Street Journal.

Foi a pior performance desde o primeiro trimestre de 2020, quando a pandemia de Covid-19 eclodiu pela primeira vez e afundou a economia do país em 6,9%. Na época, a metrópole chinesa de Wuhan foi a primeira cidade no mundo a entrar em lockdown para conter o avanço do coronavírus.

“A economia da China esteve à beira da estagflação, embora o pior já tenha passado no período de maio a junho. Pode-se descartar a possibilidade de uma recessão ou dois trimestres seguidos de contração”, afirmou Toru Nishihama, economista-chefe no Dai-ichi Life Research Institute, em Tóquio.

No comparativo trimestral, a segunda maior economia do mundo recuou 2,6%, ressaltando o impacto da política de “Covid-zero” imposta pelo governo chinês na atividade econômica local. A projeção era de queda menor, a 1,5%.

Em Hong Kong, os PIB chinês derrubou principalmente os papéis de tecnologia e do setor imobiliário. Além destes, a ação do Alibaba despencou 5,98%, após a gigante varejista online se tornar alvo de uma investigação em Xangai sobre o roubo de um amplo banco de dados policial.

Executivos do Alibaba teriam sido convocados por autoridades como parte de uma investigação em torno de dados confidenciais da polícia de Xangai sobre quase um bilhão de cidadãos chineses, que foram colocados à venda online pelo equivalente a cerca de US$ 200.000 no fim de junho.

Pesquisadores de segurança cibernética alegam que um painel de gerenciamento do banco de dados ficou aberto na internet pública sem senha por mais de um ano, facilitando o roubo e eliminação de seu conteúdo.

Com base em varreduras do banco de dados, pesquisadores concluíram que ele estava hospedado na plataforma de nuvem do Alibaba. Funcionários da empresa confirmaram a suspeita.

Os índices japonês e sul-coreano acompanharam o desempenho dos futuros de Nova York, que ensaiam recuperação das perdas recentes, apesar do ambiente de risco macroeconômico.

🇨🇳 Shanghai -1,64% (3.228)

🇯🇵 Nikkei +0,54% (26.788)

🇭🇰 Hang Seng -2,19% (20.297)

🇰🇷 Kospi +0,37% (2.330)

 

(Com Dow Jones Newswires, Reuters e Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?