Bolsas da Ásia fecham mistas, de olho em congresso na China

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta segunda-feira (17), com o 20° Congresso Nacional do Partido Comunista chinês em foco. O evento começou ontem e vai se estender ao longo da semana.

As estimativas para o Congresso envolvem a confirmação de um inédito terceiro mandato consecutivo de cinco anos para Xi Jinping na liderança da China. Analistas preveem maior controle estatal na economia e reafirmação do poder de Xi caso a estimativa se confirme. Mudanças na política de “Covid zero” não estão projetadas.

Hoje, o Banco Popular da China (BPC) manteve o juro de sua linha de crédito de médio prazo em 2,75%, sugerindo que as taxas de seus juros de referência para empréstimos também ficarão intocadas nos próximos dias.

Em outras partes da Ásia, o índice japonês Nikkei fechou com perdas, pressionado por ações de tecnologia. Além disso, o governo do Japão não descartou aumentar os impostos de renda de empresas e famílias para financiar um aumento no orçamento de defesa planejado para o próximo ano fiscal.

Entretanto, o chefe da equipe de política tributária do Partido Liberal Democrata (LDP), Yoichi Miyazawa, também disse hoje que não tinha nenhum item específico em mente para os aumentos de impostos.

O Ministério da Defesa do Japão pediu um aumento de 3,6% nos gastos, para 5,6 trilhões de ienes (US$ 37,98 bilhões), para o próximo ano fiscal a partir de abril, enquanto o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida busca aumentar a capacidade militar.

Hoje à noite, a China vai divulgar novos dados trimestrais do Produto Interno Bruto (PIB), assim como números mensais de produção industrial e vendas no varejo.

🇨🇳 Shanghai -1,23% (3.085)

🇯🇵 Nikkei -1,16% (26.776)

🇭🇰 Hang Seng +0,15% (16.613)

🇰🇷 Kospi +0,32% (2.220)

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?