Bolsas da Ásia fecham mistas, no aguardo de CPI dos EUA

wance-paleri--5VN1iu3Cdk-unsplash

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta terça-feira (09), em compasso de espera pelos dados de inflação nos EUA a serem divulgados amanhã. Investidores seguem monitorando a tensão nos arredores de Taiwan.

Enquanto o índice de Xangai subiu ante o forte desempenho de ações dos setores de carvão e de energia renovável, a bolsa japonesa sofreu pressão dos papéis da SoftBank, que despencaram 7%. A empresa de tecnologia japonesa divulgou prejuízo trimestral recorde, superior a US$ 23 bilhões.

A praça de Hong Kong também fechou com perdas, enquanto o índice da Coreia do Sul registrou ganhos.

Apesar do desempenho positivo na bolsa de valores local, pelo menos oito pessoas morreram na capital sul-coreana, Seul, e arredores durante a noite, disseram hoje autoridades do país, depois que chuvas torrenciais cortaram a energia, causaram deslizamentos de terra e deixaram estradas e metrôs submersos.

Investidores ficam no aguardo dos dados de inflação das maiores economias do mundo. A China divulga hoje à noite os índices de preços ao consumidor e ao produtor. Já o CPI dos EUA sai amanhã, e deve ajudar o Federal Reserve a definir a magnitude do próximo aumento de juros, em setembro.

Apesar de a bolsa de Taiwan também ter fechado em alta, a tensão geopolítica continua no radar, à medida que a China segue com exercícios militares nos arredores da ilha.

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan disse hoje que a China está usando os exercícios como um plano de ação para se preparar para uma invasão da ilha autogovernada.

Joseph Wu, em uma coletiva de imprensa em Taipei, não ofereceu nenhum cronograma para uma possível invasão de Taiwan, que é reivindicada pela China como parte de seu território.

“Após a conclusão dos exercícios, a China pode tentar rotinizar sua ação em uma tentativa de destruir o status quo de longo prazo no Estreito de Taiwan”, disse Wu.

🇨🇳 Shanghai +0,32% (3.247)

🇯🇵 Nikkei -0,88% (28.000)

🇭🇰 Hang Seng -0,21% (20.003)

🇰🇷 Kospi +0,42% (2.503)

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?