Bolsas da Ásia fecham mistas; PMIs da China têm novo recuo

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta segunda-feira (31). Enquanto investidores japoneses olharam para o cenário corporativo local, Xangai recuou ante a leitura oficial do PMI da China.

O índice da bolsa do Japão repercutiu expectativas por crescimento nos lucros corporativos. O setor de eletrônicos puxou os ganhos, com Fuji Electric em alta de 3% e Hitachi, de 6%. Toyota Tsusho fechou em alta de 8,1%, após elevar a previsão de lucro depois de balanço forte relativo ao primeiro semestre.

Na Coreia do Sul, ações ligadas à tecnologia e à internet foram destaques de alta, com o mercado apoiado pelos ganhos no setor de tecnologia em Nova York na sexta-feira (28). Fornecedora da Apple, LG Innotek subiu 3,1%, após ganhos sólidos da companhia americana. O grupo de internet Naver subiu 5,9%.

Na China, por outro lado, o principal índice acionário fechou com perdas. O PMI industrial do país recuou a 49,2 em outubro, e o de serviços caiu a 48,7, ambos abaixo da marca de 50, o que sugere contração da atividade. O ING avalia que o quadro na economia chinesa pode piorar mais em novembro, diante de alta nos casos de Covid-19, da piora no quadro no setor de construção e de uma possível queda na demanda por exportações.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda ante novos dados macroeconômicos. A economia da ilha encolheu mais rapidamente no terceiro trimestre, contraindo 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, o terceiro trimestre consecutivo de desaceleração.

O resultado foi pior do que o crescimento de 0,6% a 0,9% projetado pelo HSBC, Morgan Stanley e Natixis, e ficou aquém até mesmo a contração de 0,3% prevista pelo Barclays. A economia da cidade encolheu 4,0% e 1,3% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente.

🇨🇳 Shanghai -0,77% (2.893)

🇯🇵 Nikkei +1,78% (27.587)

🇭🇰 Hang Seng -1,18% (14.687)

🇰🇷 Kospi +1,11% (2.293)

 

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?