As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta terça-feira (19), digerindo as perdas em Nova York na véspera. Os mercados globais registram cautela, em meio à expectativa pela sequência de decisões de bancos centrais nesta semana e na próxima — sendo a do Fed a principal.
Os mercados à vista em Nova York, apesar da abertura positiva, perderam fôlego na reta final da sessão, diante dos balanços trimestrais recém-divulgados. Os resultados fomentaram percepções de desaceleração da economia dos EUA.
A perspectiva surge a uma semana da decisão do Fed, para qual as apostas mais recentes indicam um reajuste de 0,75 p.p. da taxa de juros — ao invés do 1 p.p. anteriormente precificado.
Antes disso, na próxima quinta-feira (21), o BCE deve subir os juros pela primeira vez em 11 anos. Fazedores de política do Banco do Japão (BoJ) também se reúnem no mesmo dia. A projeção é de poucas mudanças em relação à atual postura ultra-acomodatícia da autoridade monetária.
O índice japonês registrou desempenho positivo na volta do feriado, enquanto a praça de Xangai permaneceu estável. Apesar da cautela predominante no globo, investidores chineses também reagem à iniciativa de Pequim para apoiar o setor imigrantes do país.
🇨🇳 Shanghai +0,04% (3.279)
🇯🇵 Nikkei +0,65% (26.961)
🇭🇰 Hang Seng -0,89% (20.661)
🇰🇷 Kospi -0,18% (2.370)
(Com Reuters e Agência Estado)