Bolsas da Ásia fecham mistas; Xangai monitora reversão da política Covid-zero

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quarta-feira (21). Parte dos índices registrou recuperação, em linha com os ganhos modestos em Wall Street ontem. Por outro lado, investidores chineses mostraram certo pessimismo ante os efeitos do relaxamento da política de Covid-zero.

Preocupações com o que seria uma “reversão desordenada” das restrições anti-Covid na segunda maior economia do mundo pressionaram o índice de Xangai. A Comissão Nacional de Saúde da China registrou ontem (20) mais cinco mortes por Covid-19 em Pequim.

A constante entrada de pacientes febris em clínicas de saúde e o aumento da atividade do setor funerário na capital chinesa indicam o crescimento gradual do contágio após o relaxamento da política de Covid-zero, conforme relatado pela Associated Press.

Do epicentro original das infecções no norte da China, incluindo Pequim, o contágio tem se espalhado pelo país, e os casos estão impedindo a atuação de trabalhadores em grandes centros industriais. Os setores de varejo e serviços financeiros também foram impactados por uma escassez de equipe, de acordo com a Reuters.

Governos locais cidades chinesas, como Guiyang, na província de Guizhou, estão encorajando o retorno de cidadãos com sintomas leves de Covid-19 aos seus locais de trabalho nesta semana. A indicação do governo vale para múltiplos setores, incluindo escritórios do governo, empresas estatais, trabalhadores médicos e profissionais de entrega.

A partir da próxima quinta-feira (22), pessoas em Hong Kong não precisarão mais apresentar testes negativos de Covid-19 para entrar em bares e restaurantes, enquanto cinemas e casas de espetáculos poderão funcionar com capacidade total, segundo autoridades de saúde locais, relata a Reuters.

No Japão, o índice de Tóquio ampliou as perdas de quase 2,5% de ontem, quando o Banco do Japão (BoJ) inesperadamente alargou a banda de variação dos juros dos JGBs, como são conhecidos os títulos do governo do país. Nesta madrugada, o rendimento do JGB de 10 anos atingiu o maior patamar desde julho de 2015.

O índice sul-coreano acompanhou o viés negativo, enquanto as demais praças asiáticas esboçaram recuperação, em linha com Wall Street. Após acumularem perdas por quatro pregões consecutivos, as bolsas de Nova York subiram levemente ontem.

🇨🇳 Shanghai -0,17% (3.068)

🇯🇵 Nikkei -0,68% (26.388)

🇭🇰 Hang Seng +0,34% (19.160)

🇰🇷 Kospi -0,19% (2.329)

 

(Com Agência Estado, Reuters e Dow Jones Newswires)

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?