Bolsas da Ásia fecham negativas, ante novas preocupações com Covid-19 e multas sobre techs

24C7FB56-935F-43A1-B90D-B0438C55FE51

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta segunda-feira (11), após Xangai reportar a primeira infecção por uma subvariante do coronavírus e gigantes da tecnologia da China serem multadas. A bolsa do Japão, por outro lado, foi o único fechamento positivo do dia, após o resultado das eleições no país.

Capital financeira da China, Xangai reportou ontem o primeiro caso de Covid-19 pela mutação BA.5, derivada da cepa Ômicron. O país computou mais de 3.300 casos de Covid-19 transmitidos localmente no território chinês durante o fim de semana.

“Eu ainda acho que o pior ficou para trás”, afirmou David Chao, estrategista de mercados globais para Ásia-Pacífico na Invesco. “Mas essa nova variante pode prenunciar o possível retorno de restrições de distanciamento social em lugares como Xangai. Esta certamente é uma preocupação que tenho.”

Autoridades de Macau ordenaram o fechamento dos cassinos e outros negócios locais por uma semana, a partir de hoje, a fim de impedir um aumento do número de casos. Ações de jogos de azar despencaram, com tombo de 7,2% da Sands China e 6,1% do Galaxy Entertainment.

Além disso, as praças de Xangai e Hong Kong sofreram o impacto das multas a gigantes locais de tecnologia. Pequim multou algumas das principais empresas de Internet por não fazerem declarações antitruste adequadas. Os papéis do Alibaba, Tencent e Ping An, mencionadas nos últimos avisos de punição executiva, caíram 6,4%, 2,7% e 4%, respectivamente.

“Ainda há esperança de que os reguladores tenham concluído as medidas de fiscalização para muitas empresas de Internet, mas acho que as ações de hoje demonstraram que talvez ainda não tenhamos saído das florestas regulatórias”, declarou David Chao.

No Japão, em contrapartida, o índice avançou após a coalizão do atual primeiro-ministro, Fumio Kishida, vencer a maioria dos assentos do parlamento na eleição de domingo (10). A desvalorização do iene também contribuiu para o desempenho dos ativos locais. A moeda japonesa recuou para a mínima em 24 anos, a 137 frente o dólar.

🇨🇳 Shanghai -1,27% (3.313)

🇯🇵 Nikkei +1,11% (26.812)

🇭🇰 Hang Seng -2,77% (21.124)

🇰🇷 Kospi -0,44% (2.340)

Com informações do Dow Jones Newswires e da Agência Estado.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?