Bolsas da Ásia fecham negativas, com Covid-19 na China e CPI dos EUA

resumo do mês bolsas de valores abril 2022

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada nesta terça-feira (12), acompanhando o desempenho semelhante dos índices de Wall Street na véspera. A aversão ao risco congrega as preocupações com o cenário da Covid-19 na China e a expectativa pelo índice de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, a ser divulgado amanhã.

O receio de que novos surtos de Covid-19 levem a China à retomada de severas medidas de restrição contaminou os mercados locais, cujas atividades econômicas se relacionam estreitamente com a do gigante asiático.

Xangai, a capital financeira da segunda maior economia do mundo, reportou no domingo o primeiro caso de Covid-19 pela mutação BA.5, derivada da cepa Ômicron. Em Macau, autoridades ordenaram ontem o fechamento dos cassinos e outros negócios locais por uma semana, a fim de impedir um aumento do número de casos.

Do Ocidente, chegam preocupações com os números da inflação nos EUA, que devem vir “altamente elevados”, segundo o governo americano. A pressão inflacionária tem levado o Fed, banco central americano, a subir juros agressivamente. O aperto monetário, por sua vez, alimenta temores de recessão.

A divergência entre as políticas do Fed e do Banco do Japão (BoJ), que mantém uma postura ultra-acomodatícia, pesa fortemente no iene, que tem operado nos menores níveis desde 1998. Após reunião em Tóquio hoje, o ministro de Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disseram que vão “cooperar em questões cambiais”, conforme for apropriado.

🇨🇳 Shanghai -0,97% (3.281)

🇯🇵 Nikkei -1,77% (26.336)

🇭🇰 Hang Seng -1,32% (20.844)

🇰🇷 Kospi -0,96% (2.317)

Com informações do Dow Jones Newswires e da Agência Estado.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?