Bolsas da Ásia fecham negativas, com Fed e reforço da Covid-zero na China

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada nesta quinta-feira (03), acompanhando sinais da economia da China e após a decisão do Fed, nos EUA. A bolsa do Japão não operou hoje, por conta de um feriado local.

A bolsa de Hong Kong foi a mais penalizada na sessão, interrompendo uma sequência de dois dias de ganhos. Ações do setor de tecnologia encabeçaram as perdas, dada a maior sensibilidade a juros altos. NetEase, Alibaba e Baidu recuaram mais de 6%.

O banco central americano confirmou ontem a expectativa por um reajuste de 0,75 p.p. da taxa básica, e o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que é prematuro pensar em pausar a alta dos juros.

Na China, o índice de Xangai perdeu a marca dos 3 mil pontos, após autoridades sanitárias reforçarem o compromisso com a política Covid-zero. Em comunicado, a Comissão Nacional de Saúde do país informou que se reuniu ontem para avaliar as diretrizes enviadas pelo Congresso Nacional do Partido Comunista no mês passado.

A conclusão do grupo é de que o governo deve manter a política de prevenção à disseminação da doença, além de trabalhar para “controlar surtos de maneira mais rápida e com o menor custo possível”.

A informação invalidou especulações nas redes sociais chineses de que um comitê estaria em formação para abandonar a política de tolerância zero. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, já havia dito que não estava ciente da existência de tal comissão.

Na agenda de indicadores, o PMI da China caiu de 49,3 em setembro a 48,4 em outubro, o menor nível desde maio. O PMI composto, que engloba serviços e indústria, recuou de 48,5 a 48,3 no período. Os indicadores abaixo de 50 apontam para contração na atividade.

🇨🇳 Shanghai -0,19% (2.998)

🇭🇰 Hang Seng -3,08% (15.339)

🇰🇷 Kospi -0,33% (2.329)

 

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?