Bolsas da Ásia fecham negativas, de olho na China

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com perdas moderadas nesta terça-feira (25), ainda digerindo a conclusão do 20° Congresso do Partido Comunista da China, que confirmou um novo mandato para o atual líder do país, Xi Jinping. Exceção, a bolsa japonesa fechou com ganhos.

Já Hong Kong teve apenas baixa marginal, após um tombo de mais de 6% na véspera — maior queda diária desde 2008. Todavia, as ações do HSBC, sediado em Londres mas com foco no mercado asiático, caíram 5,11% na bolsa de Hong Kong, em repercussão ao balanço do terceiro trimestre.

O HSBC apurou lucro líquido de US$ 1,91 bilhão no terceiro trimestre deste ano, uma queda de 46% ante igual período de 2021. A receita do maior banco europeu em valor de mercado recuou 3% na mesma base comparativa, a US$ 11,616 bilhões.

Investidores ponderam sobre o 20° Congresso do Partido Comunista, concluído no domingo (23). Na conclusão do evento, que acontece a cada cinco anos, Xi Jinping ganhou mais um mandato como chefe do Partido Comunista, em uma ruptura com a tradição de troca de comando a cada 10 anos. Jinping também foi nomeado oficialmente para seu terceiro mandato de cinco anos à frente da China.

Ainda, ele apresentou uma nova cúpula repleta de partidários, um dia depois de orquestrar a remoção do ex-rival Li Keqiang dos altos escalões do partido. As mudanças alimentam temores de que o controle centralizado atrapalhe uma economia que já está em desaceleração. Também na esteira do Congresso, o yuan, a moeda chinesa caiu aos menores níveis em cerca de 15 anos.

🇨🇳 Shanghai -0,04% (2.976)

🇯🇵 Nikkei +1,02% (27.250)

🇭🇰 Hang Seng -0,10% (15.165)

🇰🇷 Kospi -0,05% (2.235)

 

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Associated Press)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?