Bolsas da Ásia fecham negativas, exceto Xangai, após redução de taxas na China

2DC8F984-EA3E-4F6D-A669-1BD79A1F2D54

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta segunda-feira (22), com aumento da cautela relativa ao aperto monetário dos EUA em meio à expectativa pelo Jackson Hole. Em contrapartida, o índice de Xangai foi o único a registrar ganhos, após Pequim cortar taxas de referência locais.

O Banco Popular da China (BPC) reduziu as  taxas referenciais de empréstimo e de hipoteca, o que somou-se às medidas de flexibilização da semana passada, à medida que Pequim intensifica esforços para reviver a economia local, prejudicada por uma crise imobiliária e um ressurgimento de casos de Covid-19.

A taxa básica de empréstimos de um ano (LPR) foi reduzida em 0,05 p.p., para 3,65%, na fixação mensal do BC chinês, enquanto a LPR de cinco anos foi reduzida em 0,15 p.p., para 4,30%. O LPR de um ano foi reduzido pela última vez em janeiro. A taxa de cinco anos, reduzida pela última vez em maio, influencia o preço das hipotecas residenciais.

“No geral, a impressão que temos de todos os anúncios recentes do BPC é que a política está sendo afrouxada, mas não drasticamente”, disse Sheana Yue, economista da Capital Economics para a China.

As medidas de estímulo do BPC vão na contramão dos aumentos agressivos de taxas pelo Fed e outras economias mundiais. O relaxamento monetário pode aumentar as pressões inflacionárias e a fuga de capital de risco da China. O desconforto com a economia do país levou o yuan à mínima de 23 meses.

Fica no radar dos mercados o Jackson Hole, simpósio oficial do Federal Reserve. O evento começa na quinta-feira (25), com discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, no dia seguinte.

🇨🇳 Shanghai +0,60% (3.278)

🇯🇵 Nikkei -0,47% (28.794)

🇭🇰 Hang Seng +0,59% (19.657)

🇰🇷 Kospi -1,21% (2.462)

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?