Bolsas da Ásia fecham positivas, ante inflação abaixo do esperado na China

stock-market-gbda2d8e9a_1920

As bolsas da Ásia fecharam em alta generalizada nesta sexta-feira (09), após dados mostrarem que os preços ao consumidor e ao produtor da China subiram abaixo do esperado em agosto, alimentando esperanças de mais estímulos de Pequim à economia local. A desvalorização do dólar também impactou positivamente as praças asiáticas.

A inflação ao consumidor da China subiu em um ritmo mais lento que o esperado em agosto, enquanto a taxa de inflação ao produtor atingiu a mínima de 18 meses, refletindo uma economia impactada por fraca demanda doméstica e deixando espaço para mais flexibilização da política monetária do banco central chinês.

O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 2,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, abaixo dos 2,7% de julho. Já o índice de preços ao produtor (PPI) subiu 2,3%, menor alta desde fevereiro de 2021, e inferior aos 4,2% do mês anterior, devido à queda nos preços de energia e matérias-primas.

“A inflação no portão de fábrica deve cair ainda mais ao longo do ano, graças a uma queda contínua nos preços das commodities e a uma base de comparação mais alta”, disseram os analistas da Capital Economics Sheana Yue e Zichun Huang em relatório.

Os mercados asiáticos refletiram também uma queda do dólar, consequente à decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Ontem, a autoridade monetária da Zona do Euro subiu a taxa de juros em 0,75 p.p.

O iene japonês desenhou seu melhor salto diário em um mês, com 1,4% de alta, para 142,05 ienes por dólar, se afastando da mínima de 24 anos atingida recentemente.

O presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, disse hoje que os movimentos rápidos do iene eram indesejáveis, após uma reunião com o primeiro-ministro Fumio Kishida.

A moeda japonesa tem sido impactada negativamente pela postura monetária ultra-acomodatícia do Banco do Japão, em contraste com os apertos monetários em outros lugares.

🇨🇳 Shanghai +0,82% (3.262)

🇯🇵 Nikkei +0,53% (28.214)

🇭🇰 Hang Seng +2,69% (19.362)

 

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?