Bolsas da Ásia fecham pressionadas por protestos na China contra política de Covid-zero

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia encerraram no vermelho nesta segunda-feira (28), pressionadas pela aversão global ao risco devido aos protestos na China.

Manifestantes protestam contra a política de Covid-zero, adotada pelo governo de Xi Jinping. O episódio adiciona uma nova camada de incerteza quanto à economia do gigante asiático, que recentemente flertou com o relaxamento de restrições.

Em Hong Kong, a bolsa teve baixa maior comparada aos outros mercados do continente. O índice Hang Seng encerrou pressionado em especial por ações do setor imobiliário como a da Country Garden Holdings (-10,82%), que liderou as perdas. Papéis do setor de tecnologia, como JD.com (-4,33%), Alibaba (-1,23%) e Baidu (-2,60%), também foram destaque negativo.

Os protestos na China foram desencadeados por um incêndio com mortes em um apartamento na cidade de Urumqi, na região autônoma de Xinjiang, noroeste da China. Para os mercados, o episódio eleva os questionamentos acerca do futuro econômico do gigante asiático, cuja demanda interna têm sofrido por conta dos lockdowns. Para o Danske Bank, Pequim não deve recuar de sua estratégia antes de ter um programa de vacinação pronto, mas os protestos, caso cresçam, podem acelerar uma mudança para uma postura mais branda.

Em resposta aos protestos, autoridades chinesas relaxaram restrições hoje em algumas regiões do país, mas reafirmaram o seu compromisso com a política de Covid-zero. Especialistas ligados ao enfrentamento contra a doença nos Estados Unidos criticaram a postura de Pequim, considerando-a pouco transparente.

Desempenho dos principais índices:

🇨🇳 Shanghai -0,75% (3.078)

🇯🇵 Nikkei -0,42% (28.162)

🇭🇰 Hang Seng -1,57% (17.297)

🇰🇷 Kospi -1,21% (2.408)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?