Bolsas da Ásia fecham sem sinal único com CPI, restrições de chips e concorrência global 

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia terminaram a terça-feira (13) sem sinal único. Entre as principais bolsas, Tóquio subiu, com ações de farmacêuticas e transportadoras marítimas apoiando os ganhos, mas em Shangai o quadro foi levemente negativo, com fabricantes de chips entre os papéis pressionados.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta, em meio à expectativa pela decisão do Federal Reserve (Fed) na quarta-feira, com provável alta de juros nos EUA e, antes, nesta terça-feira, pelo índice de preços ao consumidor (CPI) americano. Entre papéis em foco, Takeda Pharmaceutical subiu 2,7% e Nippon Yusen, 2,2%.

Já o mercado chinês se ajustava após ganhos recentes motivados pela perspectiva de reabertura econômica. Hoje, empresas de softwares e microchips pesaram no mercado, com Yonyou Network Technology em baixa de 3,0% e Jinko Solar, de 5.6%. Segundo relatos, Japão e Holanda podem se aliar aos EUA para restringir negócios no setor de chips com a China. Enquanto isso, Pequim recorreu à Organização Mundial de Comércio (OMC) para questionar o comportamento dos EUA nessa frente.

Para o economista-chefe da TS Lombard, Rory Green, o mercado acionário chinês pode entrar em uma fase de fuga do risco nas próximas semanas, conforme os controles contra a Covid-19 são relaxados e os casos da doença dão um salto. Mais adiante, porém, pode haver um rali mais sustentável nesse mercado, acredita ele.

Em Hong Kong, fabricantes de chips e ações de tecnologia se saíram bem, com Hua Hong Semiconductor em alta de 17,4% e Semiconductor Manufacturing International, de 9,4%. Já ações de farmacêuticas estiveram sob pressão.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi terminou com baixa. O quadro portanto foi praticamente de estabilidade, após pregão volátil. Papéis ligados a games e de montadoras estiveram entre as baixas, enquanto empresas do setor de maquinário e de transporte marítimo se saíram bem. Havia também cautela antes do CPI dos EUA.

No setor de games, Ncsoft caiu 8%, em meio a preocupações de que suas principais concorrentes globais lancem jogos em simultâneo, o que poderia prejudicar seus resultados no próximo ano.

🇨🇳 Shanghai -0,09% (3.176)

🇯🇵 Nikkei +0,40% (27.954)

🇭🇰 Hang Seng +0,68% (19.596)

🇰🇷 Kospi -0,03% (2.372)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?