As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira (13), acompanhando a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos e da Alemanha.
Em solo alemão, o CPI do país aumentou 1,9% em setembro em relação a agosto. O escritório oficial de estatísticas da Alemanha, Destatis, apresentou os dados finais e indicou o aumento de 10% no mês passado quando comparado com uma base anual.
O CPI norte-americano veio o dobro do esperado e reforçou de que o Federal Reserve (Fed) elevará os juros na próxima reunião, que acontecerá no início de novembro. O resultado apontou alta de 0,4% no mês e de 8,2% em análise anual.
A projeção dos economistas era de uma alta de 0,2% em setembro e, com isso, a inflação acumulada nos últimos doze meses deveria atingir a marca de 8,1%.
No Reino Unido, o foco segue no plano de governo, alinhado com o Banco da Inglaterra (BoE), a compra de gilts a fim de conter alguns segmentos do mercado. Na últimas quarta-feira (12), o economista do BoE, Hull Pill, afirmou que as operações são “temporárias e focadas”, em relação ao mercado de bônus (gilts).
🇩🇪 DAX +1,51%
🇫🇷 CAC +1,04%
🇬🇧 FTSE +0,35%