As bolsas europeias fecharam em forte alta nesta terça-feira (04), acompanhando o bom desempenho das bolsas norte-americanas. Outro destaque para os investidores foi a alta do petróleo, além da publicação do índice de preços ao produtor da Zona do Euro.
O potencial de mais cortes de produção pela Organização dos Países Exportadores e Aliados do Petróleo (OPEP+) reforçou a força da commodity, em viés positivo desde ontem. As empresas do setor tiveram ganhos em Londres da BP (2,67%), em Milão da En,i (2,70%) e Paris, da TotalEnergies (3,11%).
Melhor do que o previsto, o índice de preços ao produtor (IPP) da Zona do Euro aumentou 43,3% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior. A inflação elevada confirma as previsões de aperto monetário regional.
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), fez um pronunciamento e afirmou que todos os membros da autoridade monetária europeia concordam que a inflação está muito alta.
“A inflação é como pasta de dente: tirá-la do tubo é fácil, mas colocá-la de volta? Boa sorte com isso. Então se você deixar a inflação correr solta, é muito difícil colocá-la de volta sob controle”, disse a presidente do BCE.
🇩🇪 DAX +3,78%
🇫🇷 CAC +4,24%
🇬🇧 FTSE +2,57%