Bolsas da Europa fecham em alta, possível postura agressiva do Banco Central Europeu

Foto com algumas bandeiras da União Europeia. Representa Bolsas da Europa

Fonte. Pixbay

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira (18). Apesar da boa sessão de hoje, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) realizaram discursos que apontaram uma elevação nos juros na Zona do Euro.

Pela manhã, a presidente do BCE, Christine Lagarde, discursou no Congresso Bancário Europeu de Frankfurt. De acordo com ela, a instituição subirá mais os juros para garantir que o atual ambiente de preços altos na Zona do Euro não alimente as expectativas dos consumidores e crie um cenário de inflação que perdure por mais tempo.

Lagarde alertou que é provável que o BCE precise cortar a acomodação monetária para atingir sua meta, e que as taxas de juros na zona do euro possam eventualmente entrar em território restritivo, que é quando operam para reduzir a demanda doméstica.

Além disso, as vendas no varejo do Reino Unido avançaram 0,6% em outubro ante setembro. Os dados vieram da publicação da ONS, principal órgão de estática do país. Em comparação com as expectativas, o resultado veio abaixo do esperado de 0,7%.

🇩🇪 DAX +1,16%

🇫🇷 CAC +1,04%

🇬🇧 FTSE +0,53%

 

Sair da versão mobile