Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda, com destaque para eleição na Itália

Bandeira da União Europeia. Bolsas da Europa

Fonte. Unsplash

As bolsas europeias fecharam majoritariamente em queda nesta segunda-feira (26), acompanhando a movimentação da eleição de Giorgia Meloni no poder da Itália. Além disso, investidores seguem atentos à queda da moeda britânica, libra, e reflexos das decisões dos bancos centrais.

A libra caiu para baixa inédita de US$ 1,0351 durante a madrugada. A movimentação foi um reflexo do pacote econômico que o governo britânico divulgou na semana passada, que também incluiu cortes de impostos e gastos mais altos em um esforço para criar demanda e diminuir a probabilidade de uma recessão no Reino Unido. Analistas, no entanto, acreditam que as medidas podem levar à inflação.

Em resposta, o Banco da Inglaterra (BoE) afirma acompanhar de “muito perto” os acontecimentos do mercado acionário mundial. O comunicado foi realizado pelo presidente do BoE, Andres Bailey, que ressaltou a importância dos anúncios, afirmando que o papel da política monetária é garantir que a demanda não supere a oferta.

Já em solo italiano, com 26% dos votos no último domingo, o partido de direita, Irmãos da Itália, liderado por Giorgia Meloni, solidificou sua posição como a maior força política do país.

🇩🇪 DAX -0,46%

🇫🇷 CAC -0,24%

🇬🇧 FTSE +0,03%

Sair da versão mobile