Bolsas da Europa recuam, em alerta com a economia global

Bandeira da União Europeia. Representa também a bolsas da Europa

As bolsas europeias fecharam em queda nesta terça-feira (11), ainda acompanhando as tensões causadas pela guerra na Ucrânia, além do aperto monetário pelos bancos centrais ao redor do mundo e declaração de representante do Fundo Monetário Internacional (FMI)

Além de começar a prever uma recessão na Rússia, o FMI baixou suas previsões para a economia global em 2023. O estudo World Economic Outlook (WEO), divulgado hoje em conjunto com as reuniões anuais da organização em Washington, DC, prevê que o produto interno bruto (PIB) global aumentará 2,7% no próximo ano. A expectativa anterior era de 2,9%. 

Em âmbito de economia geral da Europa,o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, afirmou, pela manhã, que a entidade planeja elevar as taxas de juros nas próximas reuniões para níveis que garantam o rápido retorno da inflação à meta de médio prazo de 2%. Para reduzir a demanda e se proteger dos riscos de expectativas de inflação persistentemente crescentes, “pretendemos aumentar ainda mais as taxas de juros para amortecer a demanda e nos proteger contra riscos”.

Já em solo britânico, o Banco de Inglaterra (BoE) disse hoje que vai começar a comprar Gilts indexados como mais uma ferramenta para tentar controlar os riscos de “disfunções”. O mercado britânico passa por “turbulências em vários segmentos”, segundo o alerta do diretor do Departamento de Pesquisas do FMI, Pierre-Olivier Gourrinchas.

🇩🇪 DAX -0,43%

🇫🇷 CAC -0,13%

🇬🇧 FTSE -1,06%

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?