Bolsas europeias ampliam perdas, ante temores de inflação global

tabrez-syed-PDnv0eG5yOA-unsplash

As bolsas da Europa fecharam em queda quase generalizada pelo segundo pregão consecutivo. Um dia após os índices de preço ao consumidor (CPI) dos EUA e Alemanha mostrarem expansão em agosto, a inflação do Reino Unido também mostrou números fortes para agosto. No entanto, o CPI britânico desacelerou no comparativo mensal e veio em linha com as expectativas.

A bolsa de Londres repercutiu os números já em compasso de espera pela reunião de política monetária o Banco da Inglaterra (BoE) da próxima semana, que também terá decisão do Federal Reserve. Apostas em um novo aumento de 0,5 p.p. da taxa de juros britânica são maioria, mas projeções de reajuste em 0,75 p.p. tampouco são descartadas.

Na Zona do Euro, investidores digeriram também a divulgação da produção industrial do bloco, que recuou 2,3% em julho no comparativo mensal, bem pior que o esperado. Quanto à política monetária do BCE, o economista-chefe da instituição, Philip Lane, reforçou que os juros devem aumentar nas próximas reuniões. Já o presidente do Banco da França e dirigente do BCE, François Villeroy de Galhau, afirmou que os juros básicos podem subir além de 2%, patamar por ele considerado próximo da chamada taxa neutra, que não estimula nem comprime a atividade econômica.

Por fim, o chefe do BC do Chipre e também integrante do BCE, Constantinos Herodotou, ponderou que ainda não dá estimar quanto os juros precisarão subir para retomar a estabilidade de preços na Zona do Euro.

🇩🇪 DAX -1,22%

🇫🇷 CAC -0,37%

🇬🇧 FTSE -1,47%

 

(Com informações da Agência Estado)

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?