Bolsas europeias fecham em alta em movimento de recuperação, mas com China no radar

Foto com bandeiras da União Europeia no mastro. Representa bolsas da Europa

Fonte. Unsplash

Os mercados acionários da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira (29). O viés positivo se deu em recuperação das perdas de ontem e em dia de baixa liquidez e agenda esvaziada. O foco do mercado também se voltou para a Ásia, ante o avanço da Covid-19 na China.

Os novos surtos da doença no gigante asiático foram a principal pauta do noticiário de hoje. Por conta disso, países voltam a impor restrições a viajantes vindos do país. 

Ontem, o governo chinês anunciou que deixará de fazer testes para rastrear a Covid-19 em alimentos importados, na mais recente medida de relaxamento das restrições impostas por Pequim. 

As novidades pesaram sobre ações de empresas aéreas europeias, que registraram baixa. Hoje, os papéis da Lufthansa caíram mais de 3%, a IAG, proprietária da British Airways, caiu 0,32%, e a easyJet apresentou queda de 0,75%.

Para 2023, o banco holandês ING prevê que a Zona do Euro deve começar o ano com dados da inflação em tendência de queda, motivada por fatores como a baixa do petróleo. 

Entre os demais destaques das empresas europeias, a alemã Zalando fechou em alta de mais de 4%, se recuperando de perdas recentes e tendo o melhor desempenho do pregão da Bolsa da Alemanha.

🇩🇪 DAX +1,05%
🇫🇷 CAC +0,97%
🇬🇧 FTSE +0,21%

(Com Agência Estado)

Sair da versão mobile