As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta terça-feira (13), acompanhando o fraco desempenho de Wall Street, além da alta acima das expectativas índice dos preços ao consumidor (CPI) alemão.
O índice norte-americano subiu 0,1% em agosto ante o mês anterior, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA. O desfecho foi na contramão das expectativas, que apontavam queda de 0,1%.
Além disso, as bolsas reagiram negativamente após a publicação da taxa de inflação anual da Alemanha, que acelerou para 7,9% em agosto, ante 7,5% em julho, comparado com mesmo período em 2021, e avanço de 0,3% na comparação com o mês anterior.
“A principal razão para a alta da inflação ainda são os aumentos de preços de produtos energéticos e alimentos”, afirma Georg Thiel, presidente do Destatis (Agência de Estatística Alemão). Apesar dos esforços de assistência do governo, incluindo descontos de combustível, os preços relacionados à energia aumentaram 35,6% anual. A Destatis (Escritório Federal de Estatística Alemão) destaca que o aumento do preço da energia doméstica foi particularmente elevado (+46,4%).
🇩🇪 DAX -1,59%
🇫🇷 CAC -1,39%
🇬🇧 FTSE -1,17%