As bolsas da Europa operam em queda nesta quarta-feira (30), digerindo indicadores econômicos locais recém-publicados e à espera do índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha. Os futuros de Nova York também registram perdas, no aguardo da agenda do dia nos EUA, que inclui dados de inflação e do mercado de trabalho.
A divulgação do relatório ADP de criação de vagas no setor privado americano será às 9h15. Ainda, investidores vão monitorar a segunda leitura do PIB dos EUA no segundo trimestre e o índice PCE de gastos com consumo, ambos às 9h30.
Os dados de hoje podem colocar em xeque a esperança registrada ontem de que o Federal Reserve (Fed) possa ter finalizado o ciclo de aperto monetário.
O mercado havia revertido as apostas de que o Fed voltará a subir juros este ano, após a divulgação de indicadores de confiança e abertura de vagas aquém do esperado nos Estados Unidos. A conclusão reflete análise da plataforma de monitoramento do CME Group.
No fim da manhã de ontem, a ferramenta indicava 39,5% de chance de ocorrer um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica até dezembro, comparado com 47,3% ontem. Já o risco de uma elevação maior, de 0,50 p.p., recuou de 10,3% a 5,6%. Por outro lado, cresceu a possibilidade de manutenção no nível atual (entre 5,25% e 5,50%): de 39% na véspera para 50,5%.
Na Zona do Euro, o índice de sentimento econômico recuou de 94,5 em julho a 93,3 em agosto, informou há pouco a Comissão Europeia. Analistas ouvidos pela FactSet previam 94,0.
Já o índice de confiança do consumidor na região da moeda comum caiu de -15,1 em julho para -16,0 em agosto. O resultado, neste caso, veio em linha com a expectativa dos analistas.
Agora, há expectativa pela inflação da Alemanha, maior economia da Europa, em foco para os próximos passos do Banco Central Europeu (BCE). A instituição tem reforçado que continua comprometida a atingir a meta de 2% de inflação no bloco, mas também ressaltado que agirá conforme os dados.
O CPI alemão está previsto para 9h.
Por aqui, a agenda inclui o IGP-M de agosto, divulgado às 8h, o resultado primário do governo central em julho, às 14h30, e o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no mês passado. Em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência do PL da desoneração da folha, que será votado hoje.
A Câmara fez uma articulação na terça-feira (29) para ter a palavra final sobre as alterações que serão feitas no projeto de lei que prevê a prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores. Os deputados aprovaram a urgência para a tramitação de uma proposta que é de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), em vez de apreciarem o texto que veio do Senado.
Em paralelo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizará hoje R$ 5,1 bilhões de recursos adicionais no âmbito dos Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGFs) do Plano Safra 2023-2024. Os recursos decorrem da decisão do governo federal de antecipar contratações que ocorreriam ao longo deste ano agrícola.
Desempenho dos principais índices às 7h30:
🇺🇸 S&P Futures -0,11%
🇬🇧 FTSE +0,15%
🇩🇪 DAX -0,52%
🇺🇸 Nasdaq -0,20%
🇫🇷 CAC -0,48%
🛢 Petróleo Brent +0,61%
🛢 Petróleo WTI +0,75%
💵 Índice Dólar -0,05%
🇺🇸 S&P VIX +0,49%
💰 Bitcoin +0,30%
💲 Ethereum +0,36%
(Com Broadcast)