China afirma que sua economia é “resiliente” e rejeita as preocupações ocidentais

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, participa de uma coletiva de imprensa em Pequim, China, em 26 de julho de 2023. [Fonte: Reuters/Tingshu Wang].

A economia da China é resiliente e não entrou em colapso, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês nesta terça-feira (12), rejeitando as afirmações do Ocidente de que sua economia está enfraquecendo e poderia causar problemas mais amplos. 

Autoridades de países, incluindo Austrália e Estados Unidos, expressaram publicamente preocupações sobre a segunda maior economia do mundo. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, chamou a situação econômica da China de “crise”, enquanto o Tesoureiro australiano, Jim Chalmers, disse que uma desaceleração da economia chinesa poderia afetar a economia do país ocêanico.

“Às vezes, parece que haverá várias teorias sobre o colapso da China”, disse Mao Ning, porta-voz do ministério, em coletiva. “O fato é que a economia da China não entrou em colapso”, acrescentou Mao, sem citar Biden ou Chalmers. 

Ela disse que a economia da China tem grande potencial e que os fundamentos de melhoria de longo prazo não mudaram. 

“Temos confiança e capacidade de promover um desenvolvimento econômico constante e saudável”, afirmou Mao.

A recuperação econômica da China após três anos de duras restrições da COVID-19 perdeu o ímpeto após um início rápido no primeiro trimestre, afetada pelo fraco consumo e por uma recessão imobiliária mais profunda. 

Analistas consultados disseram que a economia cresceria 5,0% este ano, abaixo dos 5,5% previstos em uma pesquisa divulgada em julho.

(Com Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.