Confiança do consumidor alemão é a menor desde o início da pesquisa; Campos Neto fala em evento

maheshkumar-painam-HF-lFqdOMF8-unsplash


As bolsas da Europa operam em forte baixa nesta quarta-feira (28), acompanhando os futuros de Nova York e os mercados asiáticos, à medida que a intensificação da crise de energia na região e o avanço dos juros de bônus alimentam temores sobre uma recessão. A queda em Wall Street sugere que o mercado americano irá manter a fraqueza, que se estende desde a semana passada, em meio a sinais de que o Federal Reserve (Fed) deverá continuar elevando os juros de forma acelerada.

A agenda do dia traz discurso do presidente do Fed, Jerome Powel, e também estão previstas falas de outros quatro dirigentes do banco central americano.

De volta às praças europeias, a confiança do consumidor na Alemanha deve cair em outubro para o nível mais baixo da história, à medida que as expectativas de renda caem devido à alta inflação. O índice projetado de sentimento do consumidor prevê que a confiança cairá para -42,5 em outubro, ante um valor revisado de -36,8 em setembro.

O nível é o menor desde que a coleta de dados para a Alemanha reunificada começou em 1991. O resultado veio pior do que o previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que estimavam -38,5.

“As atuais taxas de inflação muito altas, de quase 8%, estão levando a grandes perdas de renda real entre os consumidores e, portanto, a um poder de compra significativamente reduzido”, explica o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl.

Enquanto isso, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reforçou hoje o compromisso da autoridade monetária em subir juros “nos próximos vários encontros”, como parte dos esforços para conter a escalada da inflação na Zona do Euro. No início deste mês, a instituição subiu suas principais taxas em 0,75 ponto percentual, após aumento de 0,50 p.p. em julho.

Em fórum organizado pelo Atlantic Council, Lagarde explicou que o objetivo primário do BCE não é induzir uma recessão, mas assegurar a estabilidade de preços. “Precisamos garantir que as expectativas de inflação sigam ancoradas em 2%”, disse.

A dirigente acrescentou que os juros ainda não estão em nível neutro, isto é, em patamar no qual nem estimula, nem comprime a atividade econômica. Segundo ela, a dimensão das incertezas atualmente não permite o estabelecimento de um “forward guidance” para a política monetária.

O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quarta-feira que fará compras temporárias de bônus do governo britânico – os chamados Gilts – de longo prazo, dias após tanto o Gilt quanto a libra britânica reagirem negativamente a novos planos fiscais da recém-empossada primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.

Em comunicado, o BoE disse que as compras começarão hoje e se estenderão até 14 de outubro, e serão feitas “em qualquer escala que for necessária” para restaurar a ordem nos mercados financeiros. Nesta semana, o rendimento do Gilt de 10 anos alcançou os maiores níveis desde 2008 e a libra atingiu mínima histórica frente ao dólar, em reação a planos de cortes de impostos e aumentos de gastos revelados pelo governo britânico, na última sexta-feira (23).

Ainda no continente, os embaixadores da União Europeia (UE) serão informados hoje, às 9h30, pela Comissão Europeia sobre um novo pacote de sanções contra a Rússia, afirmaram altos funcionários e diplomatas. A Comissão também vai propor um teto de preço para o petróleo russo.

Além disso, os norte-americanos também estariam buscando alternativas para lidar com a guerra no leste europeu. Os Estados Unidos estão pressionando os países da União Europeia a acelerar e aumentar o apoio financeiro à Ucrânia, enquanto o Fundo Monetário Internacional explora novas maneiras de enviar dinheiro para Kiev. Altos funcionários do governo dos EUA expressaram frustração em Bruxelas com o lento desembolso da ajuda europeia aos ucranianos, disseram quatro fontes ao Financial Times falando sob condição de anonimato.

As bolsas da Ásia fecharam em forte queda, revertendo a breve recuperação de ontem. Temores de que a atual tendência de aperto monetário no mundo deflagre uma recessão econômica global se impuseram novamente.

Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem fala já gravada para abertura de um evento sobre fintechs, e a Fundação Getulio Vargas (FGV) publica a confiança da indústria em setembro.

Além disso, o Ministério de Minas e Energia publicou hoje portaria autorizando os consumidores do chamado “grupo A” a comprarem energia no mercado livre a partir de 2024. Na prática, trata-se da abertura do mercado para os consumidores em alta tensão, aqueles conectados a partir de 2,3 quilovolts (KV).

A poucos dias do primeiro turno das eleições, os principais candidatos à Presidência da República começam a diminuir as agendas. Com todas as peças em jogo, o próximo grande evento dos postulantes ao executivo é o debate na TV Globo, nesta quinta-feira (29), que será realizado na sede da emissora, no Rio de Janeiro.

No entanto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) continua seus esforços no sudeste do país. Hoje, o candidato participa de motociata e comício em Santos, litoral paulista, junto com Tarcísio de Freitas, candidato pelo Republicanos ao governo de São Paulo e Marcos Pontes (PL), candidato ao Senado. Ciro Gomes (PDT) reservou o dia para se preparar para o debate da Rede Globo, na quinta-feira (29). 

Desempenho dos principais índices às 7h45:

🇺🇸 S&P Futures -0,26%

🇩🇪 DAX -0,56%

🇺🇸 Nasdaq -0,69%

🇬🇧 FTSE -0,40%

🇫🇷 CAC -0,43%

🛢 Petróleo Brent +0,85%

🛢 Petróleo WTI +0,85%

💵 Índice Dólar +0,33%

🇺🇸 S&P VIX +2,70%

💰 Bitcoin -5,79%

💲 Ethereum -5,93%

 

(Com Agência Estado)

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?