Conheça o QQQI11, o novo ETF na B3 que investe nas gigantes dos EUA e paga dividendos mensais

Buena_Vista_062524_1 (1)

Estreia no pregão desta quinta-feira (27) o QQQI11, segundo ETF da gestora brasileira Buena Vista Capital. Composto por empresas como Apple, Microsoft, Amazon, Nvidia, Meta, Google, Tesla, Netflix, Airbnb, entre outras, o fundo listado em bolsa está disponível para negociação na B3 partir de hoje, com cotação inicial de R$ 100 por papel.

O QQQI11 replica o Nasdaq-100 Index, composto pelas 100 maiores empresas não financeiras listadas na Nasdaq, e oferecerá um pagamento de dividendos mínimos de 1,15% ao mês, o que representa cerca de 14% ao ano. O ETF foi criado em colaboração com a Vórtx e a oferta pública é liderada pela Guide Investimentos. O objetivo do produto é oferecer aos investidores brasileiros uma nova maneira de acessar oportunidades de investimento internacionais.

O lançamento ocorre sete meses depois do SPYI11, lançado em novembro de 2023, que já conta com R$ 40 milhões em ativos sob gestão e mais de 3.000 cotistas. Assim como este, uma de suas principais vantagens do QQQI11 é que os ETFs oferecem a possibilidade de receber renda mensal em dólares, uma alternativa interessante para investidores que desejam proteger seu capital contra flutuações cambiais.

“Sabemos que o segmento de dividendos está crescendo cada vez mais entre os investidores brasileiros. Por isso, seguindo a estratégia apresentada no SPYI11, lançamos o QQQI11 com o mesmo potencial de mercado”, afirma Renato Nobile, gestor e analista da Buena Vista Capital. Segundo Nobile, a concepção do novo ETF permite que os brasileiros continuem tendo acesso aos mercados internacionais, garantindo retornos cada vez mais eficientes e seguros.

O QQQI11 executa uma estratégia de opção de compra orientada por dados que tem dois objetivos principais: gerar renda mensal distribuída na forma de dividendos, bem como capturar retornos de movimentos de alta do mercado. Em outras palavras, ao combinar vários setores com empresas americanas de qualidade, bem como a exposição a uma moeda forte o dólar , esse ETF proporciona um portfólio dolarizado e diversificado em renda variável.

O novo ETF da Buena Vista é mais voltado para investidores moderados e arrojados. Mas, destaca Renato, mais importante do que o perfil, é o objetivo. “O QQQI11 pode se encaixar no portfólio por vários motivos, mas os principais são: gerar renda passiva, gerar uma aposentadoria, crescimento de patrimônio, diversificação, dolarização e também, indiretamente, proteção contra a inflação”, tanto pela fuga do contexto nacional quanto pela exposição a ativos de alto crescimento.

Em suma, SPYI11 e QQQI11 são semelhantes, mas o novo ETF é mais voltado para empresas de tecnologia e busca capturar retornos maiores ao longo do tempo, tanto na valorização da cota quanto nos dividendos mensais. “Claro que com uma volatilidade maior”, completou Renato.

Criada em 2021, a Buena Vista Capital é uma gestora de fundos abertos que oferece aos investidores e assessores um conceito totalmente focado em tecnologia e venture capital. Com sede em Brasília, a empresa apresenta um portfólio voltado para os mercados americano e brasileiro e um olhar estratégico para ativos que podem trazer bons resultados a longo prazo.

“O mercado de ETFs nos Estados Unidos é enorme e cada vez mais representativo. É por isso que estamos trabalhando para garantir que os investidores brasileiros também tenham acesso a esses produtos para permitir um portfólio altamente diversificado. Estamos animados para ver como o QQQI11 impactará o mercado brasileiro”, conclui Renato.

O QQQI11 cobra uma taxa de administração em 0,83% ao ano e os impostos são os mesmos dos ativos de renda variável. Isto é, há cobrança de 15% de imposto de renda sobre dividendos, retido na fonte. Também há incidência de IR sobre os lucros obtidos na venda das cotas por um valor maior que o valor de compra, mesma regra dos outros ETFs e Fundos Imobiliários.

Como todo investimento, o QQQI11 pode apresentar fatores de risco ao ser investido.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?