Copom divulga ata; Bradesco [BBDC4] e o Banco do Brasil [BBAS3] fecham capital da Cielo [CIEL3]

stock-market-g8d899f047_1920

As bolsas da Europa operam sem direção única nesta terça-feira (06), após balanço positivo da gigante petrolífera BP e dados alemães melhores do que o esperado. Já os futuros de Nova York operam em baixa, enquanto investidores aguardam comentários de uma série de dirigentes do Federal Reserve (Fed) e balanço trimestral da Ford. 

Nas praças europeias, a BP lucrou mais do que o esperado no quarto trimestre de 2023 e revelou planos de acelerar recompras de ações. O papel da petrolífera salta quase 6% em Londres.

Em Zurique, por outro lado, a ação do UBS cai 2,5%, após o banco suíço registrar prejuízo menor do que o previsto, mas decepcionar em termos de receita.

No noticiário macroeconômico, surpresa positiva da Alemanha, onde as encomendas à indústria deram um salto de 8,9% em dezembro ante o mês anterior. A previsão de analistas era de queda de 0,3%. 

Já na Zona do Euro, as vendas no varejo recuaram 1,1% no mesmo período, variação que veio quase em linha com o consenso.

Mais cedo, as bolsas da Ásia fecharam sem direção única com a China se recuperando de forma vigorosa após sinais de apoio oficial e outras caindo na esteira das perdas em Wall Street.

Por aqui, a ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada há pouco, indicou que a projeção para o IPCA de 2024 está em 3,5% no cenário de referência. A estimativa, que já havia sido informada no comunicado da semana passada, é igual à projeção do Copom anterior, em dezembro, e segue acima do centro da meta de 3,0%.

Todas as estimativas já constavam no comunicado da semana passada, quando o Copom continuou o ciclo de corte da Selic com queda de 0,50 ponto percentual, de 11,75% para 11,25% ao ano. 

Em relação aos preços administrados, a ata repetiu as projeções já informadas no comunicado 4,2% para 2024 e 3,8% para 2025. Em dezembro, as projeções eram de 4,5% e 3,6%, respectivamente. 

Além disso, o Bradesco [BBDC4] e o Banco do Brasil [BBAS3], bancos controladores de 58,71% das ações da Cielo, irão lançar uma oferta para fechar o capital da companhia (OPA), que é listada na B3 desde 2009 como CIEL3. 

Paralelamente, o Itaú Unibanco registrou lucro líquido de R$ 35,6 bilhões no ano passado, um aumento de 15,7% em relação ao resultado de 2022.

Na política, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que, caso a arrecadação federal siga surpreendendo e o governo não tenha de contingenciar gastos, as chances de um reajuste salarial linear aos funcionários do executivo federal ficarão maiores. 

Ademais, frentes parlamentares promovem uma coletiva de imprensa para detalhar as estratégias para a devolução da Medida Provisória 1202/23, que reonera a folha de pagamento, e devem mostrar também os planejamentos das pautas prioritárias para 2024, entre elas, a portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados e os grupos de trabalho paralelos da regulamentação da Reforma Tributária.

Desempenho dos principais índices às 8h32:

🇺🇸 S&P Futures -0,04%

🇬🇧 FTSE +0,60%

🇩🇪 DAX -0,13%

🇺🇸 Nasdaq +0,15%

🇫🇷 CAC +0,22%

🛢 Petróleo Brent +0,58%

🛢 Petróleo WTI +0,52%

💵 Índice Dólar +0,05%

🇺🇸 S&P VIX -0,22%

💰 Bitcoin -0,74%

💲 Ethereum -0,08%

(Com Broadcast)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?